Fandom

Teonis Wiki

William Lane Craig

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
William Lane Craig
William Lane Craig1.jpg
Full name William Lane Craig
Born Template:Bda
Peoria, Illinois
Era Filosofia do séc. XXI
Region Filosofia ocidental
School Filosofia analítica
Main interests Filosofia da religião, Teologia natural, Filosofia do tempo
Notable ideas Argumento cosmológico Kalam

William Lane Craig (23 de Agosto de 1949) é um filósofo e teólogo norte americano conhecido como sendo um dos mais famosos apologistas cristãos da atualidade, lidando também com a historicidade da ressurreição de Jesus. Ele é autor e conferencista sobre temas relacionados com a filosofia da religião, o Jesus histórico, a coerência da visão de mundo cristã, e a teologia natural. Casado, vive em Atlanta, Geórgia, e atualmente, é professor de Filosofia na Faculdade de Teologia Talbot da Universidade Biola em La Miranda, Califórnia.

Segundo Bill Craig, bons argumentos pela existência de Deus são o argumento da contingência, o Kalam, o argumento do design (na forma do argumento da sintonia fina), o argumento da moral objetiva, o argumento ontológico e o argumento da experiência pessoal.

Debates Edit

Bill Craig têm participado de inúmeros debates contra muitos doutores (PhD) e outros, sendo reconhecido mesmo por ateus como vencedor de quase todos em que participou[1].

Entre a lista de PhDs com que Craig já debateu inclue-se: Austin Dacey, Bart Erhman, Bill Cooke, Doug Jesseph, Edwin Curley, Garrett Hardin, Gerd Ludemann, entre outros.[2]

Já a algum tempo atrás, muitas pessoas têm pedido por um debate entre Craig e o biólogo ateu Richard Dawkins[3]. Este possível debate possui grande interesse, uma vez que ambos são ícones famosos e importantes nos lados em que defendem - Craig pode ser considerado o maior apologista cristão da atualidade enquanto Dawkins, além de ser com certeza o ateu mais famoso, é também o maior novo ateu do presente momento.

Todavia, muito embora Craig tenha demonstrado grande interesse pelo evento proposto, Dawkins aparenta estar fugindo do evento após dar uma série de desculpas para não realizá-lo, entre as quais, inicialmente, tratou Craig como se fosse insignificante diante dele (muito embora já tendo debatido quase 15 vezes mais PhDs, publicado mais de três vezes mais livros e possuindo o dobro de PhDs em relação a Dawkins) ou tratou de se afugentar alegando que não debateria criacionistas (embora tenha aceitado debater com John Lennox, defensor do Design Inteligente que é por Dawkins defendido como um criacionismo disfarçado[4]) ou debatedores profissionais (muito embora Craig seja muito mais do que apenas um "debatedor profissional", como a lista de títulos que ele possui já mencionada indica).[5][6][7]

Dados extras Edit

AssociaçõesEdit

  • American Philosophical Association (1977-presente)
  • American Academy of Religion (1978-presenet)
  • Society of Biblical Literature (1978-present)
  • Society of Christian Philosophers (1979-presente)
  • Executive Committee (1997-2000)
  • Evangelical Theological Society (1983-presente)
  • Evangelical Philosophical Society (Vice President, 1995-96; President, 1996-)
  • Science and Religion Forum (1990-)
  • Philosophy of Time Society (Presidente, 1999)

Lista de debates Edit

Veja a página de debates na Teonis Wiki com uma lista dos debates em que Craig paricipou, bem como links aos vídeos e textos respectivos. Veja também a página de vídeos de Craig na Teonis Wiki para alguns debates publicados no YouTube.

Referências Edit

Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados
Wikiquote-logo Citações selecionadas
Placeholder other Dados de debates
Placeholder other de imagens
Placeholder other Categoria correspondente
Saiba mais sobre William Lane Craig:
Wikipedia-logo Wikipedia anglófona e lusófona
Commons-logo Categoria no Commons

Material e links externos Edit

Contra Edit

Veja também Edit

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.