FANDOM

Invisible Pink Unicorn

Uma representação gráfica do Unicórnio Cor-de-rosa Invisível

O Unicórnio Cor-de-rosa Invisível é a deusa de uma paródia religiosa que satiriza as crenças teístas. Tem a forma de um unicórnio que é paradoxalmente invisível e cor-de-rosa, características que aludem às contradições que alguns atribuem às propriedades das divindades teístas[1] e que fazem com que alguns ateus e cépticos religiosos o usem como figura de retórica.

O Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível pode ser usado para argumentar que as crenças no sobrenatural são arbitrárias ao, por exemplo, substituir a palavra Deus em qualquer manifesto teísta por Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível.[2]

HistóriaEdit

A mais antiga referência ao Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível data do dia 7 de Julho de 1990,[3] do grupo de discussão alt.atheism da Usenet.

Posteriormente, Steve Eley (um autor americano de ficção especulativa) escreveu:

"Os Unicórnios Cor-de-rosa Invisíveis são seres de grande poder espiritual. Sabemos isto porque eles são capazes de ser invisíveis e cor-de-rosa ao mesmo tempo. Como em todas as religiões, a Crença do Unicórnio Cor-de-rosa Invisível baseia-se em lógica e fé. Acreditamos que eles são cor-de-rosa e logicamente sabemos que são invisíveis porque não os conseguimos ver."[4][5]

Em 2007, Niamh Wallace escreveu que o Unicórnio Cor-de-rosa Invisível ganhou ubiquidade como um símbolo do ateísmo.[6]

Veja tambémEdit

Template:Commonscat

Referências

  1. Maartens, Willie. Mapping Reality: A Critical Perspective on Science and Religion (em <Língua não reconhecida>). [S.l.]: iUniverse, 2006. ISBN 0-595-40044-2.
  2. Narciso, Dianna. Like Rolling Uphill: Realizing the Honesty of Atheism. [S.l.]: Media Creations, 2004. ISBN 1-932560-74-2.
  3. Gibson, Scott (1990). 'Proof' of God's Existence (Usenet post) (em inglês). Página visitada em 5 de dezembro de 2008. "how about refuting the existence of invisible pink unicorns?"
  4. Judson Poling, Garry Poole, MS Debra Poling. Do Science and the Bible Conflict? (em <Língua não reconhecida>). [S.l.]: Zondervan, 2003. p. 20. ISBN 9780310245070.
  5. Huberman, Jack. The Quotable Atheist (em <Língua não reconhecida>). [S.l.]: Nation Books, 2006. p. 103. ISBN 1560259698.
  6. Wallace, Niamh. "Female Bonding". Phoenix New Times. Página visitada em 5 de dezembro de 2008.