Fandom

Teonis Wiki

Ultimate Boeing 747 gambit/Resumo

< Ultimate Boeing 747 gambit

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

O argumento do biólogo ateu Richard Dawkins entitulado Ultimate Boeing 747 gambit é um argumento popular contra a existência de Deus razoavelmente bem discutido na Internet. Este, todavia, vem sendo extensivamente criticado por filósofos da religião e crítios em geral, de maneira que o seu artigo correspondente acabou por se tornar relativamente extenso demais para proporcionar uma boa leitura. Este artigo presente visa apresentar, numa forma menos formal (à semelhança de um artigo popular), um resumo tanto do argumento como das críticas a ele direcionadas.

Sumário Edit

  1. O argumento de Dawkins é passivo de pelo menos 15 críticas.
    1. Não é um argumento;
    2. É uma bagunça inconsistente mal-apresentada.
  2. O argumento de Dawkins:
    1. Defende que o argumento da improbabilidade (no contexto, aka teleológico) é o grande argumento.
    2. Admite que há aparências de design na natureza que precisam ser explicadas.
    3. Não considera a hipótese de Design, muito embora possível, uma que seja racionalmente viável; os problemas são resumidos na pergunta "Quem projetou o projetista?". (centro do argumento)
    4. Por outro lado, defende que
      1. a evolução por seleção natural dá conta de explicar a aparência de design nos seres vivos na Terra.
      2. podemos esperar, confiantes e inspirados pela relação Paley-Darwin, que a física trará uma explicação em breve para a complexidade do universo; ela está trabalhando nisso, como podemos ver pelas hipóteses apresentadas - incluindo a do multiverso.
  3. Mas por que a hipótese de Design é inviável?
    1. Denfende que postular um Designer levaria a uma regressão infinita, o que não é uma boa hipótese.
    2. Postula que um ser criador do universo seria no mínimo tão complexo quanto o próprio universo. Como complexidade é igual a improbabilidade, Deus é improvável.
    3. Postula que um ser onisciênte é complexo e, portanto, improvável.
  4. O argumento possui, todavia, sérios problemas. Com respeito ao centro:
    1. O problema da regressão infinita é resolvido quando postulamos o Deus judaico-cristão, i.e. um ser eterno incriado.
    2. Dawkins não demonstra que criação do universo implica complexidade; ele apenas injustificadamente assim pressupõe.
    3. Igualmente Dawkins não demonstra que onisciência implica em complexidade. Mais, isso não possui relação alguma com o ato divino de criação.
  5. Com respeito ao resto:
    1. Há dúvida da parte de alguns de que a evolução realmente ocorreu.
    2. A base para a "fé na ciência" que Dawkins usa é muito fraca. Razão demanda evidências atuais, com raras exceções. Há outros problemas: até quando esperar? Há argumentos deduvitos que mostram que esperar é inútil; a única explicação viável é design.

Apresentação e crítica inicial Edit

Em seu Deus, um delírio, o biólogo ateu R. Dawkins expõe o que veio em seguida a chamar de "seu argumento central apresentado em seu livro", argumento que chamou de Aposta do Boeing 747 Definitivo. O Boeing Definitivo é da categoria de argumentos da simplicidade contra Deus, consistente de argumentos que utilizam do conceito de simplicidade e complexidade para inferir que Deus não existe. O dito argumento de Dawkins, todavia, é passivo de pelo menos 15 distintas críticas, algumas das quais fortes o suficiente para derrubar o argumento por completo.

Exposição Edit

Crítica final Edit

Veja também Edit

Referências

Argumentos para o Teísmo