FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados
Placeholder other Sandbox
Saiba mais sobre Ultimate Boeing 747 gambit:
Wikipedia-logo Wikipedia anglófona

O Ultimate Boeing 747 gambit (em português, Tática do Boeing 747 Definitivo ou Definitiva Tática do Boeing 747) é um argumento contra a existência de Deus formulado pelo biólogo naturalista Richard Dawkins, tendo sua exposição formal e completa sido realizada em seu livro best-seller[fonte?] Deus, um Delírio.

Nas páginas 171 e 172 do seu livro, Dawkins resumiu o seu argumento numa série de pontos enumerados:[1]

  1. Um dos grandes desafios para o intelecto humano, ao longo dos séculos, vem sendo explicar de onde vem a aparência complexa e improvável de design no universo.
  2. A tentação natural é atribuir a aparência de design a um design verdadeiro. No caso de um artefato de fabricação humana, como um relógio, o projetista realmente era um engenheiro inteligente. É tentador aplicar a mesma lógica a um olho ou a uma asa, a uma aranha ou a uma pessoa.
  3. A tentação é falsa, porque a hipótese de que haja um projetista suscita imediatamente o problema maior sobre quem projetou o projetista. O problema que tínhamos em nossas mãos quando começamos era o da improbabilidade estatística. Obviamente não é solução postular uma coisa ainda mais improvável. Precisamos de um "guindaste", não de um "guincho celeste", pois apenas um guindaste é capaz de avançar de forma gradativa e plausível da simplicidade para a complexidade, que de outra maneira seria improvável.
  4. O guindaste mais engenhoso e poderoso descoberto até agora é a evolução darwiniana, pela seleção natural. Darwin e seus sucessores mostraram como as criaturas vivas, com sua improbabilidade estatística espetacular e enorme aparência de ter sido projetadas, evoluíram através de degraus gradativos, a partir de um início simples. Podemos dizer hoje com segurança que a ilusão do design nas criaturas vivas não passa disso — uma ilusão.
  5. Não temos ainda um guindaste equivalente para a física. Alguma teoria do tipo da do multiverso pode em princípio fazer pela física o mesmo trabalho explanatório que o darwinismo fez pela biologia. Esse tipo de explicação é, na superfície, menos satisfatório que a versão biológica do darwinismo, porque faz exigências maiores à sorte. Mas o princípio antrópico nos dá o direito de postular uma dose de sorte bem maior que aquela com a qual nossa intuição humana limitada consegue se sentir confortável.
  6. Não devemos perder a esperança de que surja um guindaste melhor na física, algo tão poderoso quanto o darwinismo é para a biologia. Mas, mesmo na ausência de um guindaste altamente satisfatório equivalente ao biológico, os guindastes relativamente fracos que temos hoje são, com a ajuda do princípio antrópico, obviamente melhores que a hipótese contraproducente de um guincho celeste, o projetista inteligente.

Uma versão similar do argumento de Dawkins, na Teonis Wiki chamada de Ultimate Boeing 747 gambit 2, e que pode ser descrita como uma versão deste, diferencia-se sobre o motivo pelo qual Deus é chamado "complexo", muito embora a idéia seja superficialmente a mesma.

AvaliaçãoEdit

De acordo com a opinião esmagadora de filósofos profissionais como Alvin Plantinga, Richard Swinburne, Keith Ward, William Lane Craig e Greg Koukl,[2] o argumento de Dawkins é inválido por cometer muitos erros, podendo ser considerado um dos piores argumentos para o ateísmo já criados, ou ainda o pior argumento contra Deus já formulado no ambiente acadêmico de toda a história da filosofia ocidental.[3]

Referências

  1. Dawkins, Richard. Deus, um Delírio (em <Língua não reconhecida>). 1. ed. [S.l.]: Companhia das Letras, 2007. 171-172 pp. ISBN 9788535910704.
  2. Vernon, Mark (6 de junho de 2008). Dawkins, Swinburne and God (em inglês). mark vernon. Página visitada em 14 de março de 2011. "Incidentally, since being in Cambridge, I've heard a number of academics refer to this argument from Dawkins' book. Not a single one - atheist or theist - has agreed with it, though it has obviously caught their imagination."
  3. drcraigvideos[1]. (05/06/2011). Richard Dawkins Made The Worst Argument Against God In The History of Western Thought (em inglês). Visualizado em 5 de junho de 2011. Duração: 33:53.


Argumentos contra o Teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.