FANDOM

Este é o artigo SPBNC para supostas profecias bíblicas não cumpridas no livro Êxodo de acordo com o site A Bíblia do Cético Comentada.

Expulsando nações Edit

Afirmação Edit

Deus promete expulsar muitas nações, inclusive os cananeus e os jebuseus. Mas ele não pôde cumprir a promessa. [33:2]

Avaliação Edit

Este é um exemplo de falácia do espantalho - quando uma crítica é desferida contra uma versão enfraquecida e distinta da consideração original.

A relação entre Deus e o povo hebreu era muito mais complexa do que apenas uma promessa de vitória em guerra. Todo o sucesso de Israel dependia de sua aliança com Deus, e mais especificamente com sua fidelidade à essa aliança (leia todo Dt 28). A única maneira de constatar-se que Deus "não pôde cumprir a promessa" seria no caso de todos os prerrequisitos terem sido plenamente cumpridos, e ainda assim a promessa não foi cumprida. O que sabemos, todavia? Que o povo de Israel não fez a sua parte - e, logo, Deus ficou descompromissado com a parte dEle. Notemos o que disse Estêvão, mais de mil anos depois:

  • "38 É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir.
  • 39 A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito,
  • 40 dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
  • 41 Naqueles dias, fizeram um bezerro e ofereceram sacrifício ao ídolo, alegrando-se com as obras das suas mãos.
  • 42 ¶ Mas Deus se afastou e os entregou ao culto da milícia celestial, como está escrito no Livro dos Profetas: Ó casa de Israel, porventura, me oferecestes vítimas e sacrifícios no deserto, pelo espaço de quarenta anos,
  • 43 e, acaso, não levantastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do deus Renfã, figuras que fizestes para as adorar? Por isso, vos desterrarei para além da Babilônia."
- 7 38:43[1]

E depois:

  • "51 ¶ Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.
  • 52 Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos,
  • 53 vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes."
- 7 51:53[1]

Notemos, todavia, o trecho apontado:

  • "Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus."
- Ex 33:2[1]

Como já foi apresentado, diante de todo o contexto em que esta promessa foi feita, constatamos ainda que a menção a esta promessa trata-se ainda de uma falácia de citação fora do contexto - esta tendo sido feita para suportar-se a primeira falácia apontada.

Resumindo: Deus, de fato, fez uma promessa de vitória; todavia, o texto bíblico inteiro mostra que esta promessa não só estava envolta da Aliança de Deus com o povo de Israel através de Moisés, como também não iria ocorrer caso esta viesse a ser quebrada pelo povo. Como a aliança foi quebrada e os Israelitas não obedeceram a Deus (cf. Jz 1 e seguintes), Ele ficou livre de cumprir a promessa.

Tábuas de pedra Edit

Afirmação Edit

Neste verso diz que Deus escreverá nas tábuas de pedra, mas em [34:27] ele diz para Moisés escrever. [34:1]

Avaliação Edit

Notas

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 Segundo a versão bíblica Almeida Revista e Atualizada