Fandom

Teonis Wiki

SCB: Segunda carta de Paulo aos Coríntios

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Neste artigo constam as supostas contradições na Segunda carta de Paulo aos Coríntios de acordo com o site cético A Bíblia do Cético Comentada bem como suas respectivas refutações.

Paulo foi malicioso?Edit

Argumento Edit

Refutação Edit

Há um total engano nesta comparação, bem como uma desinformação com relação a significado de palavras na Bíblia (algo totalmente compreensível). Diga-se de passagem, a pergunta é totalmente vaga, pois Paulo pode muito bem ter sido malicioso em algum momento e em outro, não. Haveria erro se, falando de um mesmo assunto ou referindo-se a um mesmo momento, a Bíblia contasse coisas diferentes. Notemos, portanto, a tentativa forçada de achar alguma contradição.

Em I Ts, Paulo afirma: "Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo;" (I Ts 2:3)[1]. Notemos que, nesta passagem, Paulo está se referindo às exortações dos apóstolos na pregação do Evangelho de Deus, e bem assim também que a passagem não fala de malícia nem na tradução usada pelo autor: "Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;"[2].

Agora consideremos a outra passagem: "Pois seja assim, eu não vos fui pesado; porém, sendo astuto, vos prendi com dolo." (II Co 12:16)[1], sendo que a tradução usada mostra o versículo praticamente idêntico.

Ora, onde há contradição? Onde há, sequer, a menção de malícia? A palavra "astúcia" difere de malícia e em muito! Ser astuto é ser esperto, enquanto que ser malicioso, não considerando-se o sentido pervertido (sexual) da palavra, indica uma esperteza maligna, com má intenção ou com segundas intenções - e isso Paulo não teve, ou ao menos não é mostrado nos textos em questão. Notemos uma nota sobre a astúcia na Bíblia:

(...) mais sagaz. I.e., astuta; a palavra é empregada neste caso sem o sentido pejorativo que viria a adquirir.[Ryrie 1]

E na passagem de I Ts não há a menção de Paulo de "não serem maliciosos" em sua pregação (embora isso seja óbvio), mas sim de impureza, imundícia.

Não há a menor contradição.

Notas e referências da Ryrie Study Bible Edit

  1. Comentário parcial sobre Gênesis 3:1 - a Bíblia Anotada Expandida, pg. 10.

Referências

  1. 1.0 1.1 Segundo a tradução bíblica Almeida Revista e Atualizada
  2. [1]