FANDOM

Neste artigo constam as supostas contradições do Evangelho segundo Marcos de acordo com o site cético A Bíblia do Cético Comentada bem como suas respectivas refutações.

O que Jesus fez depois do seu batismo?Edit

Argumento Edit

  • Ele foi para o deserto e foi tentado pelo diabo durante 40 dias. [Mc 1:12-13]
  • Ele chamou seus discípulos e assistiu um casamento em Caná. [Jo 1:35, 1:43; 2:1]

Avaliação Edit

De acordo com a Harmonia dos Evangelhos segundo A. R. Fausset presente nas Ryrie Study Bible, primeiro Jesus foi tentado no deserto e, após, Jesus retornou ao Jordão, ocorrendo o momento que aparece no Evangelho segundo João quando João Batista dá seu testemunho de Jesus e, em seguida, alguns dos seus discípulos O seguem.

O que veio primeiro: o chamado de Pedro e André ou a prisão de João Batista?Edit

Argumento Edit

Avaliação Edit

Jesus disse, "Derrubai este templo, e em três dias o levantarei"? Edit

Argumento Edit

Avaliação Edit

Sim, Ele afirmou, mas a Bíblia deixa claro que Jesus estava a se referir ao seu corpo no que diz respeito à sua futura condenação e ressurreição (ironicamente, este versículo não foi mencionado quando publicaram a argumentação - Jo 2:21), enquanto que a acusação existente em Marcos foi desferida com relação ao templo de Jerusalém, não ao corpo de Jesus. Afora que o que Jesus disse é diferente daquilo que seus acusadores disseram:

  • "Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei" - Jo 2:19 e "Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo." - Jo 2:21
  • "Nós o ouvimos declarar: Eu destruirei este santuário edificado por mãos humanas e, em três dias, construirei outro, não por mãos humanas."
- Mc 14:58[1]

Quando Jesus foi crucificado? Edit

Argumento Edit

  • Ele foi crucificado na terceira hora. [Mc 15:25]
  • Ele foi crucificado depois da sexta hora. [Jo 19:14-16]

Avaliação Edit

Aparentemente, os criadores da Bíblia do Cético acham que só existem uma terceira hora e uma sexta hora - quando existem duas, uma vez que temos dia e noite, duas voltas no relógio.

No caso, Jesus foi interrogado pelos sacerdotes na madrugada, o que leva a compreender que a sexta hora mencionada em João se refere à sexta hora da manhã, enquanto que a terceira hora de Marcos se refere à tarde.

No entanto, apesar de essa ser a cronologia dos tempos, é necessário lembrar que estas horas estão de acordo com o calendário hebreu, provavelmente. Então, resta apenas fazer a transcrição, caso necessário, e tudo fica ajustado.

Notas

Referências

  1. Segundo a versão bíblica Almeida Revista e Atualizada