Fandom

Teonis Wiki

SCB: Livro de Esdras

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Neste artigo constam as supostas contradições do Livro de Esdras de acordo com o site cético A Bíblia do Cético Comentada bem como suas respectivas refutações.

Descendentes Edit

Talvez essa refutação não esteja correta. Se você souber uma refutação mais coerente, comente na página de discussão.

A primeira parte das alegações das supostas contradições da Bíblia existentes do Livro de Esdras se dá entre a diferença dos números de descendentes registrados encontrados no capítulo 2 de Esdras em relação ao capítulo 7 de Neemias, que relata . Isso porque o livro de Neemias conta quando este encontrou, no (segundo) Templo, o rolo com o registro da genealogia da parte do povo de Israel que havia voltado 70 anos antes, com Esdras, como Neemias escreveu: "Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias. Achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro, e nele estava escrito:" (Neemias 7:5)[1]. Como comenta Ryrie em sua Bíblia de estudos:

Este registro, provavelmente guardado nos arquivos do templo, é virtualmente o mesmo de Ed. 2 e foi, provavelmente, a partir dele que Neemias repovoou Jerusalém com judeus de ascendência pura (11:1).Template:Nota sobre Neemias 7:5-73, pg. 633.

Segue a lista de contradições:

Quantos descendentes de Ará voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Paate-Moabe e Jesua-Joabe voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Zatu voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Bani voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Bebai voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Azgade voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Adonicão voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Bigvai voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Adim voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Besai voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Belém e Netofa voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Lode, Hadide e Ono voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Senaá voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Asafe voltaram da Babilônia?
Quantos filhos dos porteiros voltaram da Babilônia?
Quantos descendentes de Delaías, Tobias e Necoda voltaram da Babilônia?
Quantos cantores voltaram da Babilônia?

Possíveis refutaçõesEdit

Neemias Edit

É incontestável que há, de fato, diferença entre os dois textos. No entanto, apelar para a afirmação de que "não há resposta" seria apelativo, pois há possíveis respostas a este mistério.

Uma análise do final do texto (respectivamente Esdras 2:59-69 e Neemias 7:61-72) revela que o texto de Esdras não foi precisamente transcrito em Neemias. A menos que isso seja resultado da tradução (ou seja, a menos que, no texto original, ambos os trechos sejam totalmente iguais), esta sensível diferença entre estes trechos revelam que não houve, da parte dos escribas relacionados a Neemias, a maior precisão possível na cópia do texto de Esdras. Isso abre à luz para a possível veracidade da afirmação constada em nota na Bíblia de Estudo Pentecostal:

(...) Certas diferenças numéricas na lista de Neemias (7:6-73) pode ser devido a falhas dos escribas na transmissão de números.[2]

Em outras palavras, a contradição existente nos números da descendências não indica a não-inspiração da Bíblia como Palavra registrada de Deus, mas enfoca que, por mais inspirada que seja, ela ainda assim foi escrita por mãos humanas, além de salientar a possibilidade de apenas os escritores principais (no caso, Neemias) terem sido inspirados por Deus, e não os seus subordinados.

Uma outra possibilidade de explicação estaria nas inteções do próprio Neemias em seus registros. Mais uma vez considerando-se as diferenças existentes ao final do texto semelhante, é possível que Neemias tenha realmente tido a intenção de mudar o texto de Esdras adicionando algumas pessoas mais das quais ele teria obtido informações de que também haviam ido à Jerusalém, seja no tempo de Esdras, seja entre Esdras e Neemias ou ainda junto de Neemias. Essas informações podem ter vindo de outros documentos existentes no Templo dos quais Neemias não fez menção, oralidade ou alguma fonte mais própria (i.e. direta).

Esdras Edit

É possível que o tal texto mencionado em Neemias, que este achou, não seja o mesmo presente em Esdras, apenas semelhante. Em outras palavras, pode ter havido três textos: o de Esdras, um com apenas aquele trecho que e que foi guardado no Templo, e o de Neemias, que conteria a cópia deste texto encontrado no Templo. O problema estaria, mais uma vez, nos escribas.

Conservação Edit

Outra possível Avaliação (mas provavelmente não sendo a correta) é no que diz respeito ao estado de conservação dos documentos do Templo. Tendo como base a possibilidade dos comentários na seção "Esdras" estarem corretos, este texto guardado no Templo pode ter sido levemente estragado e, aliado à incopetência dos escribas, ter resultado na cópia errônea de Neemias. Essa argumentação é possível de ser ignorada uma vez que seria muita coincidência apenas os trechos referidos aos números terem sido estragados, enquanto que todos os registros dos nomes terem permanecido intactos, a menos que fossemos supôr que o texto contendo estas informações fosse uma tabela, onde os números estivessem de um lado, tendo esse sido estragado, e os nomes do outro, tendo ficado intactos. Ainda assim a afirmação seria forçosa.

Avaliação mais provável Edit

A mais provável explicação, no entanto, jaz ainda nos escribas que copiaram o texto original que serviu como base para a Bblia atual. Em outras palavras, os textos de Esdras e Neemias originalmente eram, sim, idênticos, mas os escribas que os copiaram, ao longo do tempo, foram adicionando erros e mais erros a esse número (indicando, mais uma vez, que somente os autores originais eram inspirados) de modo que o texto que chegou até os dias de hoje (provavelmente o que originou a Septuagina) já continha esses erros de escrita.

Quanto ouro, prata e roupas o povo deu para o templo?Edit

ArgumentoEdit

  • Eles deram 61.000 daricos de ouro, 5.000 arráteis de prata e 100 vestes sacerdotais. [Ed 2:69]
  • Eles deram 20.000 daricos de ouro, 2.000 arráteis de prata e 67 vestes sacerdotais. [Ne 7:72]

AvaliaçãoEdit

Zacarias era filho ou neto de Ido?Edit

ArgumentoEdit

  • Zacarias era neto de Ido. [Zc 1:1]

AvaliaçãoEdit

Jesus era filho de Davi ou descendente de Davi na 24º geração?

Dizer que algum indivíduo é filho, na Bíblia, pode ter mais de um significado do que apenas o ser filho literalmente, como no exemplo acima, com relação a um título de Jesus. Vale também lembrar daquele título de José, pai adotivo de Jesus, que é tanto filho de Jacó biologicamente quanto filho de Heli, por casamento. No caso, Zacarias era filho de Berequias, neto de Ido que provavelmete foi mais importante do que Berequias, seu filho, e por isso Zacarias foi mencionado como sendo filho deste.

Notas

Referências

  1. Segundo a tradução bíblica Almeida Revista e Atualizada
  2. Bíblia de Estudo Pentecostal - nota sobre Esdras 2:64, pg. 713

Veja também Edit

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.