FANDOM

Neste artigo constam as supostas contradições na primeira epístola de Pedro de acordo com o site cético A Bíblia do Cético Comentada bem como suas respectivas refutações.

O diabo está preso ou livre para vagar?Edit

Argumento Edit

Refutação Edit

Este é um dos poucos apontamentos perfeitamente perdoáveis.

A questão é que houve duas quedas de anjos: uma primária, de um grupo liderado por um serafin e que não se rebelou contra Deus, mas "apenas" abandonou os céus, vindo morar na Terra com um grupo pequeno. Estes são os que estão presos, e o seu líder é a besta que surge do mar no livro do Apocalipse[fonte?]. Já o que está solto é Lúcifer, também chamado Satanás, como aparece em Jó (que não foi mencionado) e 1 Pe.

Para um pouco de mais crédito, segue-se as menções de Ryrie em sua Bíblia de estudos:

anjos [...] que não guardaram o seu estado original. Uma referência ao grupo de anjos caídos os quais Satanás persuadiu a coabitar com mulheres (Gn 6:1-4; veja nota sobre Gn 6:2) e que foram logo em seguida confinados, por causa da natureza hedionda desse pecado. O livro apócrifo de Enoque descreve o fim dramático de tais anjos. Veja nota sobre 2 Pedro 2:4.
anjos quando pecaram. Possivelmente, os anjos caídos que pecaram hediondamente coabitando com mulheres, conforme descrito em Gênesis 6:1-4 (veja Jd 6). Ou uma referência aos anjos que se rebelaram juntamente com Satanás antes de Adão e Eva pecarem. Em qualquer um dos casos, eles estão destinados ao inferno (lit., tártaro), sua prisão até o juízo final. Alguns anjos perversos, os demônios, ainda estão em liberdade, a serviço de Satanás. (...)

Não há contradição, mas um pouco de falta de pesquisa bíblica.

Notas e referências da Ryrie Study Bible Edit

Referências