Fandom

Teonis Wiki

SCB: I Coríntios

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Neste artigo constam as supostas contradições da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios de acordo com o site cético A Bíblia do Cético Comentada bem como suas respectivas refutações.

Toda a Escritura é inspirada por Deus?Edit

Argumento Edit

Refutação Edit

Não há problemas.

A palavra de Paulo em II Tm deixa claro que toda a Escritura é inspirada por Deus. Em I ou II Pedro, este mostra que os escritos de Paulo também fazem parte das Escrituras[fonte?]; logo, esta mesma carta foi inspirada por Deus da mesma forma que a de I Coríntios.

Agora, sobre I Co, notemos que a primeira passagem diz: "Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone;" (I Co 7:12)[1]. Isso não significa que esta passagem não foi inspirada por Deus, mas sim que não foi dita pelo Senhor, isto é, o Senhor, Jesus, não havia deixado mandamento específico e Paulo acabou "tomando a dianteira" e criando seu próprio mandamento. Como já vimos, os escritos de Paulo são parte das Escrituras e, portanto, inspiradas por Deus. A conclusão inevitável é que "Jesus não deixou mandamento sobre aquilo, mas inspirou Paulo a dar tal mandamento". Notemos o que diz Ryrie em sua Bíblia de estudo:

(...) Aos mais digo eu, não o Senhor. I.e., Cristo não deixou nenhum ensinamento referente a casamentos mistos entre cristãos e não-cristãos. No entanto, é disto que Paulo trata nesta passagem, e seu ensinamento tem autoridade. (...)[Ryrie 1]

Sobre a passagem de 7:25 a mesma coisa se repete: Paulo dá uma dica que não foi apresentada por Jesus, mas que, sendo os escritos de Paulo parte das Escrituras, esta dica está de conformidade com a vontade de Deus (i.e., é verdadeira) e inspirada por Ele.

Paulo viu Jesus no caminho para Damasco?Edit

Argumento Edit

Refutação Edit

Não há a menor contradição entre as passagens. Na primeira, Paulo relatava que viu Jesus, só que não estava necessariamente referindo-se a Damasco, uma vez que Jesus se mostrou a ele mais de uma vez[fonte?].

Já a segunda passagem está afirmando que Jesus estave cego, e isso após Jesus ter aparecido, o que justamente confirma que ele, de fato, viu Jesus.

Notas e referências da Ryrie Study Bible Edit

  1. Comentário parcial sobre I Co 7:12-13, a Bíblia Anotada Expandida, pg. 1115.

Referências gerais Edit

  1. Segundo a tradução bíblica Almeida Revista e Atualizada