FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

A relevância de Deus para o ser humano diz respeito ao quão significante e modificante a existência e pessoa de Deus é para o ser humano tanto no sentido global, i.e. enquanto implicações para a espécie, quanto no sentio pessoal, i.e. as consequências para a vida prática e individual de cada pessoa humana.

Introdução Edit

É frenquentemente entendido na filosofia que a existência de Deus (aqui entendendo-se "Deus" no sentido do teísmo clássico) é um aspecto de primeira importância para a vida humana. Tal reconhecimento se dá quando, por exemplo, confessa-se que Deus é um dos principais aspectos da cosmovisão de alguém.[1]

Tal relação Deus-homem em termos de importância de um para com o outro está diretamente direcionada às pontes que os ligam, tais como na ideia de criação, de direcionamento para uma vida correta e no objetivo de salvação.

Tópicos de importância Edit

Segue uma lista dos tópicos nos quais Deus é importante para o ser humano de acordo com o Cristianismo.

Criação: Deus é criador do ser humano Edit

Como seu Criador, o ser humano deve sua existência a Deus.

Provisão: Deus permite que o ser humano exista Edit

Como Sustentador, Deus é quem providencia os meios naturais como alimentação e condições de sobrevivência para o ser humano. Outro termo usado é "provedor".

Propósito: Deus é o fim da vida humana Edit

Deus é a causa final da vida humana, e esta existe não só por causa dEle mas também para Ele. A vida humana, quando não vivida com o propósito de relacionamento e glorificação da Divindade, é uma vida vazia e inútil.

Destino: A vida eterna Edit

Ao contrário dos pensamentos negativistas e sem esperança de pessoas como Martin Heidegger, Deus é o único capaz de oferecer uma significância para a vida humana que lhe termina no túmulo, pois em Deus conseguimos a vida eterna, i.e. o viver-para-sempre junto a Deus desfrutando de seu amor e sua companhia.

Guia: Deus nos dá o caminho certo Edit

Como ser onisciente e amoroso, Deus dá ao ser humano as guias de como viver a vida da melhor maneira possível, i.e. corretamente. Sem Deus como Guia, o ser humano estaria condenado a ficar especulando sobre como ele deve viver os dias de sua vida.

Salvação: Deus é que nos livra de O perdermos Edit

Somente o próprio Deus tem o poder de perdermos a nossa vida e fugirmos do significado de nossa existência providenciando a salvação da separação que temos dEle através dos pecados, i.e. da rejeição explícita a Ele e ao seu amor para conosco através de nossas atitudes.

Referências

  1. Livro Ensaios Apologéticos, pg 244, por Ronald H. Nash: "O elemento mais importante de qualquer cosmovisão é o que diz ou não diz a respeito de Deus."


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.