Teonis Wiki
Register
Advertisement
Mais sobre este artigo:
Vídeos Vídeos selecionados

Uma profecia bíblica não cumprida detona tanto uma profecia presente na Bíblia que simplesmente ainda não se cumpriu quanto, mais comumente, uma profecia bíblica que não se cumpriu embora isso já deveria ter ocorrido.

Iniciação sobre profecias[]

Ver artigo principal: Profecia

Uma das grandes características das relações humanas entre o mundo espiritual se dá na área de profecias. Uma profecia, em resumo, é caracterizada pela predição de um futuro certo (às vezes dependendo de outro acontecimento para que venha a ocorrer) através de uma revelação do mundo espiritual - seja por parte de Deus, seja por parte do Maligno. Apesar de a ciência possibilitar ao homem que este prediga o futuro em certos aspectos e áreas, não o consegue fazer na maioria delas, o que resulta na total convicção de que uma profecia, quando não é logicamente inventada, realmente provém de uma causa sobrenatural.

Devido a esta ligação sobrenatural incontestável, a profecia se enquadra numa das três grandes provas da existência do mundo espiritual e da realidade concernente às manifestações sobrenaturais, ao lado dos milagres e das manifestações sobrenaturais diretas (ex.: dons do Espírito Santo como o falar em línguas, ter visões, etc.).

Uma vez que a profecia possui tamanha importância, é compreensível o porquê da existência de materiais publicados que afirmam que profecias bíblicas (no caso, dadas por Deus) não se cumpriram. No entanto, uma rápida verificação nas acusações leva à conclusão de que não passam de erros de interpretação (algo que não é novidade). Em resumo, os erros são divididos nos seguintes grupos:

  1. Confusão - Chamar alguma predição de profecia sem que ela seja. Normalmente o erro se dá em considerar um aviso sobre a possibilidade de algo ruim ocorrer no futuro caso uma ação seja tomada como sendo uma profecia.
  2. Erro de interpretação - Ocorre quando a profecia, na prática, se cumpriu, mas a linguagem utilizada foi uma metafórica ou com algum grau de dificuldade tal que necessita de um conhecimento prévio para que a entenda-se.
  3. Contextos e poréns implícitios - Quando o contexto em que a profecia foi lançada é desconsiderado, ou "poréns" (isto é, uma condição para que a profecia se cumpra) impostos são igualmente desconsiderados.
  4. Alianças - Quando uma aliança é chamada de profecia apenas porque é firmada com relação ao futuro.

Acusação[]

Alguns materiais de cunho cético, ateísta ou relacionados são publicas na Internet contendo acusações da existência de profecias bíblicas não cumpridas, muitas vezes relacionadas a promessas quebradas.[1]

Avaliação[]

Apesar da constante crítica nesse sentido, várias das supostas profecias bíblicas não cumpridas não passam de erros de interpretação de texto ou profecias que ainda não eram para ter se cumprido, sendo reservadas a momentos vindouros como a volta de Jesus. Quanto às que não se cumpriram, na maioria dos casos travam-se de profecias condicionadas, i.e. algo deveria acontecer para que elas se cumprissem e que não ocorreu.

Ver também[]

Referências

Advertisement