Fandom

Teonis Wiki

Problem do mal infantil

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O problem do mal infantil é a versão do problema do mal que analisa se a existência deste na vida de pessoas com pouca idade (bebês e crianças) constitui evidência ou prova de que um ser onipotente, onisciente e onibenevolente (i.e. Deus) existe.

O argumento pode ser dividido sobre a extensão do mal considerado (males durante a vida do menor ou morte deste) e se é dedutivo ou indutivo. Segue algumas formulações possíveis do argumento:

  1. Crianças inocentes sofrem males.
  2. Eu não consigo conceber/Não há nenhuma razão suficiente que Deus teria para permitir o sofrimento de crianças inocentes.
  3. Logo, Deus não existe.
  1. Crianças inocentes morrem.
  2. Não há motivo pelo qual Deus poderia permitir que crianças inocentes morressem.
  3. Logo, Deus não existe.
  1. Se crianças inocentes sofrem males, então Deus não existe.
  2. Crianças inocentes sofrem males.
  3. Logo, Deus não existe.

Avaliação Edit

O argumento é inválido em todas as suas versões, em muito por causa dos mesmos problemas presentes nas demais versões do argumento.

  • Ele não postula uma base para a existência do mal; apenas toma-o como garantido. Como a existência de Deus é necessária para que o mal exista, o argumento acaba se auto-contradizendo. Veja argumento do mal para o teísmo.
  • Não há motivo para supôr que a morte de crianças constitua algo moralmente mal. Tendo em vista que é largamente defendido pelo teísmo cristão que os menores vão para o Paraíso caso morram, conclui-se que alguém que postula a morte de crianças como algo mal o está fazendo sem fundamento.
  • Versões do argumento que alegam que não há razão moral suficiente para Deus permitir o mal na vida de crianças baseiam-se em pura especulação.
  • Versões do argumento que alegam que o seu defensor não sabe qual seria a razão moral suficiente para Deus permitir o mal na vida de menores apenas demonstram que esta pessoa é ignorante e confirmam o que está previsto nas Escrituras (que nunca compreenderemos Deus plenamente), mas jamais a conclusão "Deus não existe" segue desta premissa.

Referências

Argumentos contra o Teísmo