Fandom

Teonis Wiki

Pluralismo religioso

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

Pluralismo religioso é a visão teológica-filosófica segundo a qual todas as religiões possuem validade, não havendo uma ou um grupo pequeno de religiões que sejam as "detentoras da verdade". A frase que mais comumente expressa a idéia do pluralismo religioso é a alegação "todas as religiões levam a Deus".

Avaliação Edit

Muito embora seja uma visão popular comum nos dias atuais, o pluralismo religioso contém embutido sérios erros de raciocínio.

O argumento de Jesus contra o p. r. observa que Jesus foi bem claro quando disse ser o único caminho a Deus: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6)[1]. Como temos bons motivos para crer que Jesus não estava mentindo (veja Trilema de Lewis e outros argumentos cristológicos), podemos deduzir daí que apenas o Cristianismo leva a Deus, o que torna o p. r. inválido.

O argumento da lógica contra o p. r. aplica o princípio da não-contradição como prova de que o p. r. é incoerente. Duas maneiras há em que o argumento da lógica demonstra isso:

  1. Afirmações contraditórias não podem ser ambas verdadeiras ao mesmo tempo.
  2. Logo, se uma religião possui afirmações contraditórias em relação a outra religião, não podem ser ambas verdadeiras ao mesmo tempo.
  3. Se uma religião não é verdadeira, então não pode ser o caminho para Deus.
  4. As religiões fazem afirmações contraditórias em relação umas às outras.
  5. Logo, as religiões não podem ser todas verdadeiras ao mesmo tempo.
  6. Logo, as religiões não podem ser todas o caminho para Deus.

E:

  2. Jesus afirmou ser o único caminho para Deus (Jo 14.6) e, semelhantemente, outras religiões fizeram alegações exclusivistas.
  3. A alegação do p. r. de que "todas as religiões são verdadeiras e levam a Deus" é contraditória às afirmações de certas religiões (como a afirmação de Jesus de ser o único caminho).
    1. Logo, ou Jesus (ou estas religiões exclusivistas) está certo, ou o p. r. está certo ((1): ambos não podem ser verdadeiros ao mesmo tempo).
  4. Se o p. r. está certo, então Jesus e estas religiões estão erradas quando afirmam o exclusivismo.
  5. Se elas estão erradas, então elas não podem ser verdadeiras.
  6. Mas se elas não podem ser verdadeiras, então o p. r. está errado.
  7. Logo, o p. r. é auto-contraditório.
  8. Por outro lado, se Jesus (ou estas religiões exclusivistas) está certo, então o p. r. é falso.
  9. Sem problemas.

Veja tambémEdit

Referências

  1. Segundo a tradução bíblica Almeida Revista e Atualizada (antes de 2011) ou Nova Versão Internacional (pós 2011).

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo

Template:Tópicos sobre religião