FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

Uma objeção teísta consiste na alegação de que os ateus são satanistas[1] ou ao menos muito próximos dos mesmos.[2][3]

Avaliação Edit

Essa objeção poderá ser verdadeira ou falsa dependendo de como os termos-chave são definidos. Todavia, é evidente que para os significados usuais de "ateu" e "satanista", a objeção não procede.

No contexto da filosofia da religião, "ateu" é entendido como uma pessoa que mantém que Deus não existe. Já no meio popular o termo é usado como sinônimo de não teísta ou ainda de descrente: como uma pessoa que não acredita na existência de divindades ou deidades. Já "satanista" refere-se oficialmente aos seguidores da religião ou seita fundada por Anton LaVey, chamada de Satanismo moderno, embora seja popularmante utilizada para se referir a qualquer religião ou seita que, sob a ótica cristã, lida fortemente com o mundo demoníaco e o cultue - incluindo, neste caso, o batuque e o vudu.

Com essas definições em vista, é evidente que ateus não preenchem as condições necessárias e, juntas, suficientes para poderem ser considerados satanistas; a maior proximidade entre os dois conceitos jáz em satanistas modernos serem ateus[4], mas isso não implica no oposto ser verdadeiro. Por outro lado, ateus segundo ambas as definições estão abertos à crerem nos ensinamentos de LaVey bem como na existência de demônios (já que a rejeição a Deus e outras divindades não exclui a existência de espiritos malignos) e a cultuar coisas que poderiam ser entendidas no Cristianismo como demoníacas. Portanto, ateus são satanistas em potencial porém não necessariamente o são de fato, o que geralmente não ocorre.[5][6]

Por fim, poderia-se argumentar com base nos dizeres de Jesus "quem não é por mim é contra mim" que qualquer pessoa que explicitamente rejeita a Cristo como Senhor e Salvador automaticamente "é do grupo oposto", i.e. do grupo do diabo ou Satanás fazendo dos ateus "satanistas".[2] Esse significado, todavia, é pouco usual e inadequado especialmente porque incluiria muitas pessoas que explicitamente rejeitam o culto a demônios, como os muçulmanos.

Referências

  1. Cline, Austin. Atheism & Satan: Do Atheists Worship Satan? Do Atheists Serve Satan? (em inglês). About Atheism. Página visitada em 14 de junho de 2015.
  2. 2.0 2.1 C, Michael. Is Atheism Satanism? (em inglês). Página visitada em 14 de junho de 2015.
  3. Atheists are Satanists! (em inglês). Debunking Atheists (3 de julho de 2010). Página visitada em 14 de junho de 2015.
  4. F.A.Q. Fundamental Beliefs (em inglês). Church of Satan (site). Página visitada em 14 de junho de 2015.
  5. mathew (1997). Common Arguments - Aren't atheists Satanic? (em inglês). Infidels. Página visitada em 7 de janeiro de 2011.
  6. Definition of Atheism (em inglês). Página visitada em 14 de janeiro de 2011. "Strictly speaking, a person could still believe in the existence of such things as immortal souls, life after death, ghosts, supernatural powers, etc, and still remain an atheist on the ground that they disbelieve in the existence of God or gods, but in practice most atheists also reject any supernatural or transcendent reality, usually citing a lack of empirical evidence. For example, they generally view Satan (either in the context of Christianity or of Satanism) as being every bit as mythological and nonexistent as God."


Objeções comuns contra ateísmo e teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.