Teonis Wiki
Advertisement
Mais sobre este artigo:
Vídeos Vídeos selecionados

Uma objeção teísta consiste na observação de que os comunistas são ateus ou, mais genericamente, que o comunismo é ateísta.[fonte?]

Avaliação

Esta objeção é inválida e ineficaz porque [aparentemente] não há maneira alguma através do qual ela traga algum acréscimo à discussão entre teísmo e ateísmo (i.e. seu conteúdo é inútil). Observa-se que ela parece pressupôr que os comunistas (e com isso o comunismo) são ruins ou têm algo de ruim - do contrário, não haveria motivo de haver a objeção. Todavia, questiona-se sobre o que há de ruim no comunismo e, aparentemente, nele há somente duas coisas que parecem poder ser tidas por um indivíduo como ruins: ou sua irreligiosidade, popularizada pela afirmação de Karl Marx "...a religião é o ópio do povo", ou algum problema na sua política socioeconômica (observa-se que está se considerando do ponto de vista do comunismo teórico, i.e. problemas no comunismo e não problemas na manifestação e cumprimento do comunismo ou em qualquer outra área). No primeiro caso, a objeção é inválida porque constituiria uma falácia de raciocínio circular como demonstrado pela frase:

A objeção critica os ateus como ruins com base nos comunistas que são ruins porque são ateus,

uma afirmação logicamente igual a

A objeção critica os ateus como ruins com base no fato de serem ateus.

Observa-se que o problema torna-se mais evidente quando troca-se "comunistas" e "ateus" por "comunismo" e "ateísmo". Já no segundo caso, a objeção também é inválida porque um possível problema na filosofia socioeconômica do comunismo em nada possui ligação com o ateísmo de alguma forma cabível com a afirmação da objeção. Alguém poderia tentar argumentar algo como "a filosofia socioeconômica do comunismo é ruim porque é baseada no ateísmo", mas se isso viesse a ser o caso então a objeção estaria comente o mesmo raciocínio circular do primeiro caso.

Referências


Objeções comuns contra ateísmo e teísmo
Advertisement