FANDOM

Mais sobre este artigo:

Uma objeção levantada contra o ateísmo é a de que este é apenas mais uma religião.[1][2]

Avaliação Edit

Esta objeção, se feita com seriedade, é demonstravelmente falsa já que o ateísmo claramente não possui os pré-requisitos para que seja considerado ele próprio uma religião (nota-se que, todavia, há religiões ateístas como o Budismo). Todavia, a objeção pode ser feita no sentido de uma sátira, e isso porque muitos ateus agem da mesma maneira que pessoas religiosas, aparentemente apenas mudando o grau e as coisas às quais "religiosamente" se relacionam. Por exemplo, muitos ateus praticamente adoram o livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, que poderia ser relacionado como "o livro sagrado do ateísmo". O próprio Darwin é praticamente adorado por ateus como Richard Dawkins, e muitos têm Dawkins em grande estimativa que este poderia ser nomeado "o Moisés do ateísmo". Estes paralelos e ainda outros que podem ser feitos revelam que existe um certo paralelo no comportamento de alguns ateus e o comportamento de alguns religiosos, o que permite a sátira de ser feita.

Referências

  1. ARGUMENTS AGAINST ATHEISM - ATHEISM IS JUST ANOTHER RELIGION (em inglês). Página visitada em 14 de janeiro de 2011.
  2. Cline, Augustin. Is Atheism a Religion? Defining Atheism and Religion (em inglês). About.com: Agnosticism/Atheism. Página visitada em 15 de fevereiro de 2011.

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo