FANDOM

Mais sobre este artigo:

Uma objeção ao ateísmo consiste na afirmação de que uma vida sem Deus é desprovida de sentido (ou "sem Deus, não há sentido na vida"[1]) o que, de certa forma, equivale a dizer que, se Deus não existe, então não há razão para viver.

A objeção é válida, já que a vida sem um Criador não passa de uma "sorte" surgida através de incontáveis acasos, não possuindo mais valor, objetivo ou propósito do que a existência de uma pedra ou de uma supernova. Se por "sentido" entende-se a existência destas três coisas, então o ateísmo implica na ausência de sentido da vida, uma conclusão que filósofos como Nietsche, Sartre e Bertrand Russel reconheceram,Template:Cite i.e. que o advento do ateísmo implica no advento do nihilismo.

Diante desta conclusão, a defesa comum do ateísmo é afirmar que, muito embora a vida possa realmente não ter sentido, nós podemos "criar sentido para ela", passando a viver de conformidade com este. Muitas vezes, estas afirmações tornam-se equivalentes com a busca por propósito para a vida.

O problema com esta resposta é que, mesmo que ela fosse coerente, não salvaria o ateísmo da objeção, ou seja, a vida sem Deus continuaria sem sentido uma vez que a criação de sentido subjetivo para a vida não lhe daria um sentido objetivo. Dessa forma, na melhor das hipóteses a resposta não resolve o problema. Mais do que isso, arrumar sentido subjetivo para a vida não passaria de uma auto-ilusão para fugir da realidade; como disse o filósofo e teólogo cristão William Lane Craig, é igual a arrumar as cadeiras à bordo do Titanic.Template:Cite Tal ação, portanto, poderia ser caracterizada não apenas como uma atitude covarde e emotiva como também evidência de falta de real desejo por descobrir a verdade e viver em conformidade com esta.

Referências

  1. Arguments Against Atheism = Without God, there is no meaning to life (em inglês). Arguments for Atheism. Página visitada em 16 de fevereiro de 2011.

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo