Fandom

Teonis Wiki

Objeção não teísta: Todos nós somos ateus

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Uma das objeções bastante comuns entre os ateus contra o teísmo é a alegação de que literalmente todos nós somos ateus (algumas vezes sendo comum adicionar-se o complemento "eu apenas acredito em um deus a menos que você". Esta objeção é apresentada por alguns ateus como Dan Barker, George H. Smith, Michael Martin, Gordon Stein, entre outros.[1]

Esta objeção é inválida porque não existe justificativa plausível que a sustente. Isso se deve porque os defensores de tal objeção definem o ateísmo erroneamente como a "falta de crença em Deus", o que é uma definição incorreta.[1][2] A definição correta de ateu com base no que é o ateísmo é que este se trata de um indivíduo que "mantém a posição de que Deus não existe".[1] Dessa forma, alegar que todos, inclusive os teístas - que defendem que Deus existe -, são ateus torna-se algo totalmente incoerente.

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 Aren't we all atheists? (em inglês). Estrelando William Lane Craig. The Definition of Atheism and Burden of Proof (link). Publicado no YouTube por drcraigvideos. Visualizado em 2 de outubro de 2010.
  2. What is the Psychology Behind a "Lack of Belief in God"? (em inglês). Estrelando William Lane Craig. The Definition of Atheism and Burden of Proof (link). Publicado no YouTube por drcraigvideos. Visualizado em 2 de outubro de 2010.
Mais sobre este artigo:

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo