Fandom

Teonis Wiki

Objeção não teísta: O Cristianismo é um absurdo

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

Uma das objeções levantadas contra o Cristianismo por seus críticos é a alegação de que este é um absurdo.[fonte?]

Tal crítica é facilmente descartada por cristãos por pelo menos um dos seguintes motivos:

  1. Alegação nunca demonstrada: Na maioria dos casos, esta alegação nunca é demonstrada; antes, é somente "lançada no ar" como sendo uma verdade inquestionável quando não passa de palavras vazias. Em certo casos, onde o espaço é curto, tais alegações não-demonstradas são perdoáveis, mas muitas vezes ocorre delas terem sido aclamadas como verdade irrefutável sem nenhuma defesa do seu conteúdo. Dessa maneira, em muitos casos a alegação simplesmente não é demonstrada como verdadeira.
  2. Alegação puramente subjetiva: nas poucas tentativas mais bem elaboradas de se demonstrar a verdade da proposição, constata-se que tal conclusão é feita baseada em opinião (subjetivismo), não em informações sólidas que descrevem uma verdade (objetivismo). Isso normalmente é averiguado com base nas informações levantadas para corroborar a explicação. Por exemplo, pode-se argumentar que o Cristianismo é um absurdo partindo do pressuposto de que tudo o que não é racional é um absurdo e de que a fé e a razão são incompatíveis. Neste caso, ambas as alegações são subjetivas (tanto que crenças propriamente básicas não são absurdas tanto quanto não são racionais, enquanto que vários estudos filosóficos defendem que fé e razão são perfeitamente compatíveis).
  3. Respostas melhores: Mesmo quando uma boa defesa da alegação é apresentada, há motivos tanto na filosofia quanto na história e arqueologia que solidamente testificam à favor do Cristianismo, o que contapõe, com muita força, a maior parte das alegações contra o Cristianismo.
  4. Bases inválidas e ultrapassadas: Verifica-se que a alegação é feita com base em pressupostos filosóficos inválidos e ultrapassados, como a alegação de que milagres são impossíveis, ou outros trabalhos já refutados.
  5. Averiguação de incompreensão: Verifica-se que a alegação foi feita porque o indivíduo não compreendeu o Cristianismo.

Referências

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo