Fandom

Teonis Wiki

Objeção não teísta: Não se pode provar uma negativa

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk4 Share
Deus e ônus da prova
Argumentos não teístas
Argumentos teístas
Argumentos neutros positivos
Argumentos neutros negativos

Uma das mais comuns objeções ateístas em relação à questão do ônus da prova sobre a existência de Deus é afirmar que não se pode provar uma negativa (às vezes diz-se exclusivamente "negativa universal"). Esta objeção normalmente é utilizada como resposta ao pedido por parte de teístas de que os ateus devem provar a inexistência de Deus [1] e também quando se trata de livrá-los da carga do ônus da prova já que, se os ateus não podem provar o seu lado (i.e. "Deus não existe"), residiria aos teístas provar o seu para que se chegasse a um consenso acerca da existência de Deus. Entre os defensores mais conhecidos desta alegação encontram-se James Randi[2] e o não-teísta Peter Wilson.[3]

Avaliação Edit

Esta objeção é ruim porque pode-se facilmente provar uma negativa universal[4] por pelo menos duas maneiras: demonstrando que o conceito do objeto em questão é logicamente incoerente ou por observação direta.[5] Através destes dois métodos pode-se, por exemplo, demonstrar que não há nenhum muçulmano no congresso estadosunidense, nem que há mais um satélite natural em torno da Terra além da Lua, ou que não há nenhum planeta girando em torno do Sol entre a Terra e Vênus, ou que não há solteiros casados e círculos quadrados.[4] Entre os que publicamente defendem esta objeção se encontram o filósofo e apologista cristão William Lane Craig, Jeffery Jay Lowder e Richard Carrier.[6]

Segundo Craig, este é o típico argumento que só se vê nos níveis baixos do atéismo, entre leigos, mas que os níveis mais sofisticados de filósofos não utilizam.[4] Craig também observa que, se fosse o caso de que não se pode provar uma negativa, então ninguém deveria ser um naturalista, mas um agnóstico, não devendo dizer coisas como "a natureza é tudo o que existe", "não há nada além de matéria e energia" ou "não há uma realidade sobrenatural", já que estas alegações excedem aquilo que o próprio indivíduo afirma que pode provar.[7]

Por fim, um teísta poderia argumentar que se é verdade que não se pode provar uma negativa e, portanto, não é possível demonstrar que Deus não existe, então o ateísmo é uma posição insustentável já que não haveria como se demonstrá-lo verdadeiro. [8] Assim sendo, de qualquer forma tal objeção é ruim para o ateísta.

Referências

  1. PROOF GOD DOESN'T EXIST! (em inglês). Visualizado em 1 de outubro de 2010.
  2. James Randi Lecture @ Caltech - Cant Prove a Negative (em inglês). Estrelando James Randi. Publicado no YouTube por JamesRandiFoundation em 5 de novembro de 2009. Visualizado em 1 de outubro de 2010.
  3. Peter D. Wilson (1994). The Atheist's Certainty (em inglês). Internet Infidels. Página visitada em 2 outubro de 2010.
  4. 4.0 4.1 4.2 Can you disprove a Universal Negative? (em inglês). Estrelando William Lane Craig. Publicado no YouTube por drcraigvideos em 25 de dezembro de 2008. Visualizado em 1 de outubro de 2010.
  5. Lowder, Jeffery Jay (1998). Is a Sound Argument for the Nonexistence of a God Even Possible? (em inglês). Internet Infidels. Página visitada em 2 de outubro de 2010.
  6. Carrier, Richard (1999). Proving a Negative (em inglês). Internet Infidels. Página visitada em 2 de outubro de 2010.
  7. The Wit of Dr. Craig - Part 18 "If you can't disprove God's existence, then don't be a naturalist" (em inglês). Estrelando William Lane Craig. Publicado no YouTube por drcraigvideos em 17 de junho de 2010. Visualizado em 2 de outubro de 2010.
  8. ARGUMENTS AGAINST ATHEISM - IT IS IMPOSSIBLE TO PROVE THE NON-EXISTENCE OF GOD (em inglês). Página visitada em 14 de janeiro de 2011.

Links externos Edit

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.