Fandom

Teonis Wiki

Objeção não teísta: Muitos cristãos são hipócritas

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

Uma das objeções levantadas contra o Cristianismo por não-teístas ou mesmo membros de outras religiões é a acusação de que muitos cristão são hipócritas.

Esta objeção, todavia, tem alguns problemas, à começar pelo o que o que alega está querendo dizer por "cristão". Depois, observa-se que o Cristianismo nunca prometeu que todo cristão seria perfeito ou que, uma vez que Cristo entrasse na vida de um indivíduo, todos os seus problemas, manias e vícios seriam instantaneamente sanados; o Cristianismo é uma religião que busca progresso espiritual e moral, não uma transformação 100% instantânea. O Cristianismo também não prevê que, durante o curso da vida de um cristão, este nunca viria a entrar num pecado mais constante, um "resbalo mais profundo". Em outras palavras, é perfeitamente plausível que se encontre cristãos pecando, descumprindo os mandamentos de Deus, sem que todavia isso consista em hipocrisia. A acusação, portanto, pode ser por vias falsa a muitos cristãos para os quais ela inicialmente aparentava se aplicar.

Além disso, há a consideração de que, conforme o caso, o verdadeiro problema não seja o de um "cristão hipócrita", mas de um indivíduo que apenas se diz cristão e comete pecados como um não-cristão qualquer. Neste caso, o julgamento está sendo feito de forma inadequada ou a definição de "cristão" sendo colocada em consideração é inadequada. De forma semelhante é possível que haja indivíduos que foram cristãos legítimos mas caíram em pecado, de modo que não são hipócritas, mas cristãos caídos que talvez ainda afirmem ser cristãos (i.e. não reconhecem a queda), muito embora já tenham deixado de sê-lo, ou que ainda são conhecidos pelo público pelo seu estado espiritual anterior, antes da queda.

Por esses motivos diversos pode-se concluir que a objeção é bastante arriscada; há várias variáveis que à se considerar antes de se chamar algum cristão de hipócrita, e não é certo se o indivíduo que formulou a alegação em dado momento estava à par de todas essas variáveis. Por fim, vale observar que, mesmo havendo hipocrisia, seria uma falácia non sequitur argumentar que, por isso, o Cristianismo é falso e/ou que Deus não existe. Esta é, portanto, uma objeção muito fraca.

Referências

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo