Fandom

Teonis Wiki

Objeção não teísta: Grande parte dos cientistas são ateus

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Uma das mais comuns objeções ao teísmo (e que servem de auto-glorificação aos ateus e ao ateísmo) é a corriqueira ligação que é feita entre intelectualidade e ateísmo. Estas ligações são normalmente feitas utilizando-se bases de pesquisa cujos enunciados são expostos através de frases como "grande parte dos cientistas são ateus" (e também no seu sentido inverso: "grande parte dos ateus são cientistas, filósofos, etc."), muitas vezes também fazendo menção a filósofos e intelectuais em geral, e através destas afirmações factuais, de forma indireta ou direta, o argumentador afirma que a ligação entre o ateísmo e a intelectualidade se dá porque o primeiro é superior. Normalmente a enunciação da objeção deixa implícita a ligação que se faz entre religião e falta de educação e cultura.

Avaliação Edit

Este argumento aparenta ser um dos mais sutis e fácil de se crer em função da forte presença de estatísticas de certa forma inquestionáveis. Todavia, o argumento pode ser enquadrado como uma falácia, pois força a conclusão de que a relação entre o número de intelectuais e o ateísmo sugere que este é mais racional, correto e fruto de mentes mais esclarecidas sobre os assuntos religiosos e no que diz respeito à existência de Deus como sendo a única resposta e "o que as evidências mostram" quando, na verdade, existem outras hipóteses e que aparentam ser muito mais prováveis de estarem corretas.

Segue uma lista de outras hipóteses provavelmente corretas que explicam o verdadeiro significado da ligação entre ateísmo e intelectualismo e formação acadêmica.

Consequência direta Edit

Em primeira instância, é necessário que se observe em que direção que a ligação entre ateísmo e intelectualismo e formação acadêmica segue. Segundo as apresentações da objeção já verificadas, normalmente este conteúdo é ignorado/omitido ou, então,

A explicação que pode ser demonimada "consequência direta" parte da análise, muitas vezes ignorada, de que

Ponto de partida em ignorância Edit

Muitas vezes a ligação entre ateísmo e intelectualismo só ocorre com base em ingorância. Exemplos como Richard Dawkins mostram casos em que o intelectualismo aparentemente precedeu o ateísmo. Todavia, pelo próprio testemunho de Dawkins, confere-se que se tratava de alguém que apenas confessava a fé em Deus e que, todavia, não detinha o mínimo conhecimento filosófico e teológico acerca de sua "fé". Desse modo, quando foi confrontado com a teoria da evolução de Darwin, em função de sua ignorância teológica, acabou concluindo que esta não só era totalmente verdadeira, como também era incompatível com a fé cristã - o que não é. Dessa forma, concluimos que a ligação entre ateísmo e intelectualismo e formação acadêmica presente em indivíduos como Dawkins não foi fruto de alguma suposta superioridade do ateísmo ou na hipótese de que as duas levam a ele, mas puramente fruto de ignorância.

Razão como barreira à fé Edit

Muitas vezes nota-se que algumas pessoas acabam por formar opiniões acerca das relações entre razão e fé que não conferem logicamente, como o dito de Dawkins de que ambos são opostos entre si. A mesma opinião é formada no que diz respeito a ciência (e o conhecimento científico) e fé. Esse pensamento normalmente é acompanhado também da idéia de que a razão é superior à fé ou de que a ciência, quando em confronto com as interpretações dos textos bíblicos, é superior e merece todo o crédito em relação a estas.

Uma vez que a confusão nesta área é determinada, mesmo que o indivíduo que a detém não seja um intelectual ou muito instruído, o resultado previsível é que ele irá passar a simplesmente ir se afastando da fé e se aproximando da razão e da ciência, por ele tida como superior. Dessa forma, o resultado nessa vida provavelmente será um indivíduo culto e dotado de conhecimento acadêmico que negou a fé não porque estes o levaram ao ateísmo, mas porque suas próprias convicções pessoais, mesmo anteriores à sua formação intelectual, o puseram nesta direção.

Referências

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo