FANDOM

Mais sobre este artigo:

       Uma das objeções ateístas contra o mundo religioso é afirmar que é possível existir moral sem religião. Trata-se essencialmente de um contra-argumento ao argumento da moralidade.

Esta objeção é às vezes defendida sob formas diferentes, como na alegação de que "nós não tiramos valores morais da Bíblia".[1]

Avaliação Edit

Um dos grandes problemas desta objeção é que ela ataca uma afirmação proclamada por muitos leigos em suas defesas da religião e que, todavia, muitas vezes não é defendida por teólogos profissionais. Em parte e em muitos casos, trata-se de uma falácia do espantalho. A grande alegação teísta não é a de que a religião, i.e. que a crença em Deus seja necessária para a moral, mas que a existência de Deus é necessária, em especial para a existência de valores morais objetivos. Desta forma, mesmo considerando-se a validade do argumento, ele é incapaz de refutar o teísmo.

Veja também Edit

Referências Edit

  1. British TV - Richard Dawkins Interview (em inglês). Estrelando Richard Dawkins. Publicado no YouTube por clintburky em 17/07/2007. Visualizado em 7 de abril de 2011. Duração: 10:24. Momento específico: 03:27.
  • Ward, Keith. Faith, hype and a lack of clarity (em inglês). The Tablet. Página visitada em 17 de março de 2011. "Dawkins argues that morality can exist without religion, and the main Christian tradition would agree. God has planted some knowledge of natural moral law in the hearts of all. But Dawkins adds that Christian morality is cruel, brutish and poisonous because it seeks to make us moral by fear of Hell, and makes morality a matter of ?sucking up? to a cruel and tyrannical God. We should seek good for its own sake, and affirm life ?in a way that religion never can?."
  • Deem, Rich. Are Atheists and Theists Morally Equivalent? (em inglês). Evidence for God from Science. Página visitada em 17 de abril de 2011.

Objeções comuns contra ateísmo e teísmo