Fandom

Teonis Wiki

Objeção não teísta: É irracional acreditar em tudo o que não foi provado

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

Uma objeção comum entre céticos e ateus é que é irracional acreditar em tudo o que não foi provado, postulando, em seguida, que a existência de Deus nunca foi provada.[1]

Esta objeção, todavia, é cheia de problemas. Nota-se, por exemplo, que ela consiste numa visão epistemológico cientificista, uma epistemologia popular mas universalmente rejeitada por filósofos desde a queda do positivismo lógico. De fato, existe toda uma sorte de crenças chamadas "propriamente básicas" que são racionalmente críveis a parte de qualquer prova - por exemplo, a de que o mundo não foi criado a cinco minutos atrás com a aparência de ser mais velho. Além, trata-se de uma afirmação auto-incosistente, pois não está claro que a própria afirmação foi provada (ou seja, a afirmação é derrubada pelo seu próprio critério).

Veja também Edit

Referências

  1. Argument # 1: “It is irrational to believe in anything that hasn't been proven.” (em inglês). SCEPCOP. Página visitada em 15 de fevereiro de 2011.


Objeções comuns contra ateísmo e teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.