Fandom

Teonis Wiki

Monstro de Espaguete Voador

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Flying Spaghetti Monster1

Ilustração de uma revelação do FSM a um mortal

O Monstro do Espaguete Voador (do inglês Flying Spaghetti Monster (FSM), também Monstro de Espaguete Voador) é um conceito de deidade proposto por Bobby Henderson em 2005 como paródia em tom de protesto contra a decisão do sistema educacional do estado americano de Kansas de requerer o ensino do design inteligente como alternativa ao evolucionismo de Charles Darwin.[1]

Crítica Edit

Embora haja uma relativa felicidade da parte dos ateus em relação ao FSM como que estivessem defendendo uma crítica racional da religião, o Pastafarianismo e a deidade do FSM são uma crítica fraca e irracional ao teísmo do Cristianismo bem como ao próprio Design Inteligente. Uma análise da religião demonstra que trata-se de uma crítica inútil e auto-contraditória.

Como crítica ao Design Inteligente Edit

A proposta de Bobby indica que ele não compreendeu a proposta do DI. O movimento do Design Inteligente deixa claro[fonte?] que sua proposta não é determinar que o Deus cristão existe, mas simplesmente que a vida na Terra foi criada com a inteferência de design. Mesmo Dembski propôs que este designer pode ser uma espécie alienígena de outro ponto do Universo[fonte?], algo que o ateu evolucionista Richard Dawkins defendeu como possível.[2] Desta forma, o DI não defende a existência de Deus nem tampouco estipula qual Deus seria o verdadeiro por trás do design da vida na Terra, mas tão somente propõe a existência de algum Designer da vida terráquea.

Apesar destes fatos, muitos dos críticos do DI alegam que trata-se de uma proposta criacionista, inferindo que os teóricos do DI estão tentando defender a existência do Deus abraâmico através da ciência, justificando-se a crença pessoal da maior parte da comunidade do DI que crê na existência de tal Deus. É neste contexto que Bobby lançou sua crítica ao sistema educacional do Kansas, alegando em sua carta que "deveria-se ensinar teoria da criação pelo Monstro de Espaguete Voador", já que "é importante que se ensine outras teorias".[1] Todavia, a suposta nova teoria do FSM não é nada mais do que a do próprio DI: um Designer que criou o Universo. A diferença jaz nas maneiras que Bobby supostamente inferiu a existência do FSM e no fato dele ter considerado pontos naturalmente não-científicos que os teóricos do DI não incluiram em sua teoria, como identificar a identidade do Designer, sendo que esta própria não foi demonstrada.

Veja na página sobre o Pastafarianismo uma análise completa sobre os problemas desta crítica e porque ela é irracional.

Veja também Edit


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados
Placeholder other de imagens

Referências

  1. 1.0 1.1 Retirado de Flying Spaghetti Monsterism na Wikipédia lusófona. Página acessada em 12 de abril de 2010.
  2. Expelled

Links externos Edit

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.