Fandom

Teonis Wiki

Harmonia dos Evangelhos de Martin Bittencourt/Capítulo 7

< Harmonia dos Evangelhos de Martin Bittencourt

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
B
Capítulo 7
O testemunho de João, os primeiros discípulos, o primeiro milagre e a ida para Cafarnaum

O testemunho de João Batista Textos de referência
João Batista dá testemunho de Jesus Jo 1:15-34
V Texto Referências
1 ¶ João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.
2 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
3 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
4 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
5 ¶ Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu?
6 Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
7 Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.
8 Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?
9 Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
10 Ora, os que haviam sido enviados eram de entre os fariseus.
11 E perguntaram-lhe: Então, por que batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
12 Respondeu-lhes João: Eu batizo com {com; ou em} água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis,
13 o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias.
14 Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
15 ¶ No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
16 É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.
17 Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com {com; ou em} água.
18 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.
19 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com {com; ou em} água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com {com; ou em} o Espírito Santo.
20 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Primeiros discípulos Textos de referência
Dois discípulos de João seguem Jesus. André e Simão Jo 1:35-42
V Texto Referências
21 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos
22 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!
23 ¶ Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus.
24 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes?
25 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima.
26 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus.
27 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo),
28 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Volta à Galiléia. Filipe e Natanael Textos de referência
Jesus volta à Galiléia; encontra-Se com Filipe, que lhe traz Natanael Jo 1:43-51
V Texto Referências
29 ¶ No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me.
30 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
31 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.
32 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.
33 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
34 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
35 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
36 Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás.
37 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Primeiro milagre em Caná e a visita a Cafarnaum Textos de referência
Jesus realiza seu primeiro milagre em Caná, transformando água em vinho, e depois vai para Cafarnaum Jo 2:1-12
V Texto Referências
38 ¶ Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
39 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
40 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
41 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
42 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
43 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
44 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
45 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
46 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
47 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.
48 Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
49 ¶ Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

Deus · Cristianismo · Bíblia

Martin Bittencourt · Bíblia de estudo