FANDOM


A
Capítulo 5
Neste capítulo consta a ida da família de Jesus ao Egito, seu retorno para Nazaré e a ida da família à Jerusalém quando Jesus tinha 12 anos de idade.

 

Fuga para o Egito Textos de referência
Após algum tempo, Herodes manda matar todas as crianças com menos de 2 anos, enquanto a família de Jesus foge para o Egito. Mt 2:13-15
V Texto Referências
1 ¶ Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
2 Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;
3 e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

 

A matança dos inocentes Textos de referência
Herodes executa um assassinato em massa para aniquilar um possível sucessor ao seu trono. Mt 2:16-18
V Texto Referências
4 Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente, e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo no qual com precisão se informara dos magos.
5 Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias:
6
Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, {choro} e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.

 

O retorno para Israel Textos de referência
Após a morte de Herodes, a família retorna do Egito e vai habitar em Nazaré. Mt 2:19-23 e Lc 2:39-40
V Texto Referências
7 ¶ Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe:
8 Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino.
9 Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel.
10 Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, voltaram1 para as regiões da Galiléia. 1.Lc 2:39.[nota 1]
11 E foi habitara na suac cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: "Ele será chamado Nazareno."a Mt 22, Lc 39.
12 Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lc 40.

 

Notas
  1. Melhor utilizar o termo "voltar", de Lucas, do que o "retirou-se", pois lembra que uma vez lá moravam.




Deus · Cristianismo · Bíblia

Martin Bittencourt · Bíblia de estudo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.