FANDOM

D
Capítulo 21
Poderes e Sinais

Viagem curta Textos de referência
Jesus realiza uma viagem curta. As mulheres que sustentavam Seu ministério. Lc 8:1-3
V Texto Referências
1 Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,
2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

A cura de um endemoninhado e a acusação Textos de referência
Jesus volta para Cafarnaum e, após curar um endemoninhado cego e mudo, é acusado de estar operando com poderes de Belzebu. Mt 12:22-37, Mc 3:22-30 e Lc 11:14, 11:15, 11:17-23
V Texto Referências
4 De outra feita,c lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.a Mt 22, Lc 14.
5 E toda a multidão se admirava e dizia: - É este, porventura, o Filho de Davi? Mt 23.
6 Masac algunasc fariseusa e escribasb dentre elesc, que haviam descido de Jerusalém,b ouvindo isto, murmuravam:a Mt 24, Mc 22, Lc 15.
7 - Ele está possesso de Belzebu. E: - Éa pelo poder de Belzebu,abc oc maioral dos demôniosabc queb expeleabc osbc demônios.abc Mt 24, Mc 22, Lc 15.
8 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentosa pelo espíritoc, convocando-os, lhes disse, por meio de parábolas:b Mt 25, Mc 23, Lc 17.
9 Como pode Satanás expelir a Satanás? Mc 23.
10 Todo reinoac dividido contra si mesmoabc ficará desertoac; tal reino não pode subsistirb,a Mt 25, Mc 24, Lc 17.
11 e toda cidade oua casaabc dividida contra si mesmaab não subsistirá.a Mt 25, Mc 25, Lc 17.
12 Seabc, pois,b tambémc Satanás expele a Satanás,a dividido está contra si mesmo;a como,ac pois,a subsistirá o seu reino?ac Antes, não pode subsistir, mas perece.b Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.c Mt 26, Mc 25, Lc 18.
13 E, se eu expulsoac osa demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.ac Mt 27, Lc 19.
14 Se, porém, eu expulso demônios peloac Espíritoa de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.ac Mt 28, Lc 20.
15 Ninguém podeb entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa.ab Mt 29, Mc 27.
16 Mas quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Lc 21.
17 Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.[nota 1] Lc 22.
18 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Mt 30, Lc 23.
19 Em verdade vos digo queb todo pecado e blasfêmiaa que proferiremb serão perdoadosa aosab filhos dosb homens;ab Mt 31, Mc 28.
20 Masab aquele que blasfemarb contra o Espíritoab Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.[nota 2] Mt 31, Mc 29.
21 Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Mt 32.
22 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Mt 33.
23 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. Mt 34.
24 O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mt 35.
25 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; Mt 36.
26 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado. Mt 37.

A busca por um sinal Textos de referência
Os judeus pedem a Jesus um sinal, e Ele os responde. Mt 12:38-45 e Lc 11:16, 11:24-36
V Texto Referências
27 Então, alguns escribas e fariseusa, tentando-o,c replicaram: - Mestre, queremos ver de tua parte algum sinala do céu.c Mt 28, Lc 16.
28 Como afluíssem as multidões,c ele respondeu:a - Esta é geração perversa!c Uma geração má e adúltera pede um sinal;a mas nenhum sinal lhe será dado, senão o doac profetaa Jonas.ac Mt 39, Lc 29.
29 Porqueac, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, o Filho do Homem o será para esta geraçãoc: assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.a Mt 40, Lc 30.
30 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. Mt 41, Lc 32.
31 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, comac os homens destac geração eac osc condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.ac Mt 42, Lc 31.
32 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repousoac, porém não encontra.a Mt 43, Lc 24.
33 Por isso,a diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontraac vazia,a varrida e ornamentada.ac Mt 44, Lc 24 e 25.
34 Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro. Mt 45, Lc 26.
35 Assim também acontecerá a esta geração perversa. Mt 45.
36 Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam a luz. Lc 33.
37 São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Lc 34.
38 Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Lc 35.
39 Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz. Lc 36.
40 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Lc 27.
41 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! Lc 28.

Notas
  1. As diferenças entre os v. 21 e 22 de Lucas em relação aos v. 29 de Mateus e 27 de Marcos é grande o suficiente para os considerarmos dois ensinamentos distintos, e não duas versões do mesmo ensinamento.
  2. O v. 30 de Marcos foi eliminado porque não ficaria bem com a parte final de Mateus.

Deus · Cristianismo · Bíblia

Martin Bittencourt · Bíblia de estudo