FANDOM

D
Capítulo 20
A Censura e a Misericórdia de Jesus

A censura de Jesus Textos de referência
Jesus censura Corazim, Betsaida e Cafarnaum, depois convidando os sobrecarregados. Mt 11:20-30
V Texto Referências
1 Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido:
2 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.
3 E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras.
4 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
5 Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.
6 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
7 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
8 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
9 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
10 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
11 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Jesus é ungido por uma pecadora Textos de referência
Na casa do fariseu Simão, Jesus tem seus pés ungidos por uma pecadora. Lc 7:36-50
V Texto Referências
12 Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa.
13 E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
14 e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento.
15 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora.
16 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.
17 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta.
18 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?
19 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.
20 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.
21 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.
22 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.
23 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
24 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.
25 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
26 Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Deus · Cristianismo · Bíblia

Martin Bittencourt · Bíblia de estudo