FANDOM

C
Capítulo 10
A mulher samaritana, o início do ministério público de Jesus na Galiléia e a cura do filho de um oficial

A mulher samaritana Textos de referência
Passando por Samaria, Jesus converte uma mulher de Sicar e, logo após ela, um grande número de pessoas. Jo 4:4-42
V Texto Referências
1 ¶ E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
2 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
3 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
4 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: - Dá-me de beber.
5 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
6 Então, lhe disse a mulher samaritana: - Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana - (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
7 Replicou-lhe Jesus: - Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: "dá-me de beber", tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
8 Respondeu-lhe ela: - Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
9 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
10 Afirmou-lhe Jesus: - Quem beber desta água tornará a ter sede;
11 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
12 Disse-lhe a mulher: - Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
13 Disse-lhe Jesus: - Vai, chama teu marido e vem cá;
14 ao que lhe respondeu a mulher: - Não tenho marido. - Replicou-lhe Jesus: - Bem disseste, "não tenho marido";
15 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
16 Senhor, - disse-lhe a mulher - vejo que tu és profeta.
17 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
18 Disse-lhe Jesus: - Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
19 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
20 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
21 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
22 Eu sei - respondeu a mulher - que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
23 Disse-lhe Jesus: - Eu o sou, eu que falo contigo.
24 ¶ Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: "Que perguntas?" Ou: "Por que falas com ela?"
25 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
26 - Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
27 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
28 Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: - Mestre, come!
29 Mas ele lhes disse: - Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
30 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: - Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?
31 Disse-lhes Jesus: - A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
32 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
33 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
34 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
35 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
36 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: - Ele me disse tudo quanto tenho feito.
37 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
38 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,
39 e diziam à mulher: - Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

Início do ministério público na Galiléia Textos de referência
Neste momento, Jesus começa seu ministério público na Galiléia. Mt 4:17, Mc 1:14-15, Lc 4:14-15 e Jo 4:43-45
V Texto Referências
40 ¶ Passados dois dias, partiu, no poder do Espírito,c dali para a Galiléia.[nota 1] Lc 14; Jo 43.
41 Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra. Jo 44.
42 Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido, Jo 45.
43 e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. Lc 14.
44 Daí por diante[nota 2], passou Jesus a pregara o evangelho de Deus, dizendo:b Mt 17; Mc 14,15.
45 - O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; Mc 15.
46 arrependei-vos e crede no evangelho. Mc 15.
47 E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. Lc 15.

Volta à Caná e a cura do filho de um oficial Textos de referência
Visitando Caná outra vez, Jesus cura o filho de um oficial que estava doente em Cafarnaum. Jo 4:46-54
V Texto Referências
48 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
49 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
50 Então, Jesus lhe disse: - Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.
51 Rogou-lhe o oficial: - Senhor, desce, antes que meu filho morra.
52 - Vai, - disse-lhe Jesus; - teu filho vive.
53 O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
54 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
55 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: - Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
56 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: "Teu filho vive"; e creu ele e toda a sua casa.
57 Foi este o segundo sinal que fez Jesus[nota 3], depois de vir da Judéia para a Galiléia.

Notas
  1. Provavelmente uma referência não à cidade de Samaria, onde ocorreu a história recém mencionada, mas ainda às cidades por onde passara antes da história da samaritana.
  2. Devemos entender que se refere à primeira ida de Jesus à Galiléia, relatada no v. 12, e não à ida de Nazaré a Cafarnaum.
  3. Talvez uma referência ao evento com a samaritana, embora aquele não se deu na Galiléia.

Deus · Cristianismo · Bíblia

Martin Bittencourt · Bíblia de estudo