Fandom

Teonis Wiki

Harmonia dos Evangelhos de Martin Bittencourt

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

       A Harmonia dos Evangelhos de Martin Bittencourt (ou "de Martin/Fausset") é um projeto de escrito sendo realizado por Martin Bittencourt com o auxílio da Harmonia dos Evangelhos de Andrew Robert Fausset como presente na Bíblia Anotada e Expandida. Essa obra foi idealizada em face de aparentemente não haver nenhuma harmonia dos evangelhos disposta como um livro único e também das acusações de críticos à fé cristã afirmando que os evangelhos são contraditórios quanto à narrativa da vida de Jesus Cristo de Nazaré na Terra.

O trabalho consiste, em essência, em unir os quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e outros relatos bíblicos acerca de Jesus (o primeiro capítulo do livro de Atos dos Apóstolos, por exemplo) num único livro, seguindo a cronologia dos eventos de Fausset com pequenas alterações.

Detalhes da obra Edit

A primeira versão da Harmonia é para ser publicada dentro da Teonis Wiki com futura impressão em papel e para e-readers. O texto será multicolorido para facilitar a visualização das várias fontes usadas na construção da obra. Particularmente a cor azul será utilizada para discernir inserções do autor em relação aos textos provenientes da Bíblia.

Sua utilidade maior seria viabilizar um estudo melhorado da vida de Jesus ao não apenas dispor os eventos de sua vida em ordem num único material, como também permitir uma narrativa mais rica de cada evento ao incluir todas as perspectivas dos autores originais sobre os fatos históricos num único texto. Dessa maneira, também ficaria mais visível a inexistência de muitas das afirmadas contradições existentes nos Evangelhos como afirmado pelos seus críticos.

A Harmonia faz uso principalmente da tradução Almeida Revista e Atualizada (ARA), para a língua portuguesa, mas não se limita a ela, utilizando-se de outras traduções em momentos específicos.

A ordem dos acontecimentos será apresentada na sequência presente na "Harmonia dos Evangelhos" da The Ryrie Study Bible, segundo Andrew Robert Fausset, com algumas ocasionais modificações.

Quanto aos trechos onde aparecem aparentes discrepâncias, o autor ficará como responsável por eleger os trechos melhor escritos de acordo com os seus critérios que serão sempre anunciados em notas de comentários.

Veja também Edit

Deus · Cristianismo · Bíblia

Martin Bittencourt · Bíblia de estudo