Fandom

Teonis Wiki

Falácia de contexto bíblico

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Falácia de contexto bíblico é o nome que se pode dar ao erro de interpretação da Bíblia que ocorre ao considerar-se alguns versículos sobre algum tema enquanto ignora-se os demais, acabando por causar incompreensões. Trata-se, como tal, de um caso específico da falácia cherry picking.

O problema é, na verdade, resultado do conhecimento antigo (e, na maioria dos casos, desprezado pelos que usam esta falácia) de que "a Bíblia se complementa". Este conhecimento gera uma conclusão inevitável: se desejamos compreender a mensagem bíblica, incluindo nisso as vontades de Deus para conosco, não devemos lê-la por trechos isolados ou apenas algumas de suas partes. Se tal conhecimento é desprezado, o resultado podem ser um mero erro de interpretação quanto uma suposta contradição da Bíblia.

Muitas críticas assim como muitas más doutrinas têm sido criadas por decorrência dessa falácia. Vários exemplos encontram-se no site Why Won't God Heal Amputees? em que várias das críticas .

Referências


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.