FANDOM


Exegese bíblica é geralmente entendido como a interpretação textual da Bíblia, na qual destacam-se a criação e utilização de princípios ou regras de interpretação. No sentido de área de estudo, também é entendido como o ramo da teologia que investiga e expressa o verdadeiro sentido do texto sagrado.[1]

Regras Edit

Várias regras, princípios ou guias para interpretação do texto sagrado do Cristianismo foram criadas. Entre elas encontram-se:[2][3]

  1. Princípio da gramática: A interpretação deve ser consistente com as regras básicas de linguagem.
  2. Princípio do literalismo: Assume-se que todas sentenças possuem um significado literal e normal a menos que se tenha uma boa razão para interpretá-la como uma figura de linguagem.
  3. Princípio histórico: Considera-se os escritos no seu contexto histórico devido, não interpretando-o de acordo com a cultura ou pensamento local.
  4. Princípio de síntese: O melhor interpretador da Escritura é a própria Escritura, i.e. o texto deve ser interpretado de acordo com o seu contexto imediato (versos em torno), geral (o livro no qual se encontra) e completo (a Bíblia como um todo).
  5. Princípio prático: Diferente dos demais, assevera que após ser entendida, o leitor possui a obrigação de aplicar a determinada passagem à sua vida.

Além dos princípios mais formais listados acima, outros princípios ou dicas suplementares foram criados. Entre eles encontram-se:[fonte?]

  1. Princípio do silêncio: A falta de menção a algum evento no texto bíblico não significa que aquele evento não ocorreu ou ainda que há algum consenso da parte do texto com aquilo (e.g. não há menção de Jesus condenando o aborto, mas isso não significa que Jesus nunca o condenou ou que consentia com a sua prática).
  2. Princípio da falácia: Defendido por Martin Bittencourt, afirma que qualquer interpretação [bíblica] não deve ser falaciosa. Esse princípio engloba parcialmente os anteriormente mencionados (e.g. a falácia de citação fora do contexto está relacionada ao princípio da síntese), mas adiciona todas as demais falácias ao hall' de erros possíveis de interpretação.

Referências

  1. "Biblical Exegesis". Catholic Encyclopedia. Visitado em 3 de março de 2015. 
  2. What is good biblical exegesis? (em inglês). Got Questions. Página visitada em 3 de março de 2015.
  3. Slick, Matt. How to Interpret the Bible (em inglês). CARM. Página visitada em 3 de março de 2015.


Template:Bíblia

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.