Fandom

Teonis Wiki

Divindade

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Um deus, no seu sentido mais amplo, é qualquer coisa que venha a ser tomada em grande estimativa por um indivíduo ou grupo de indivíduos de modo que sua atenção esteja voltada a ele de forma especial (i.e. diferente das demais coisas). Segundo este sentido, todo o ser humano possui algum deus a quem cultua de forma mais significativa ou que a tem de forma diferente, não necessariamente sendo este alguma divindade de caráter sobrenatural (espiritual) como pregam as religiões e o Cristianismo, mas podendo ser uma idéia, uma corrente de idéias filosóficas, um objeto ou algum ser natural. Nesta perspectiva, vários deuses existentes e criados são cultuados, tais como o Deus Trino, cultuado pelo Cristianismo e, em parte pelo Judaísmo e Islamismo, Brahma pelo hinduísmo, Lúcifer pelo Satanismo e Satanismo de LaVey, a ciência para alguns ateus, a razão por muitos filósofos, o ser humano para os humanistas, o materialismo para muitos consumidores, um ideal pelo seu defensor, entre muitíssimos outros.

Raízes históricas Edit

O conceito de deus está profundamente relacionado à história da humanidade, datando de seus primórdios. As duas grandes hipóteses de como o culto à divindades são:

  1. o mesmo veio da uma verdadeira revelação da parte uma divindade realmente existente; e
  2. os seres humanos, na sua tentativa de entender e explicar a natureza à sua volta, passaram a personificar as coisas na forma de deuses a serem venerados

A segunda hipótese é geralmente defendida por não teístas por estar de acordo com a sua pressuposição de que nenhuma entidade divina existe, inviabilizando a possibilidade da primeira alternativa estar correta. Cientistas, também, fazem uso dessa hipótese por ela se enquadrar dentro do naturalismo metodológico. Para quem acredita nas palavras do livro Gênesis, todavia, segundo a qual Deus não apenas criou os seres humanos, como também revelou-se a eles como seu Criador, a primeira hipótese tende a ser mais aceita.