Fandom

Teonis Wiki

Argumento teleológico intuitivo

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento teleológico intuitivo é um argumento teleológico que defende que, intuitivamente, a idéia de que Deus existe é preferível dada as características ao menos aparentemente teleológicas presentes no universo (como a complexidade da vida).

Avaliação Edit

Muito embora esta versão do argumento possua a vantagem de não precisar fazer grandes defesas da presença de evidências de projeto no universo (basta a aparência apreendida intuitivamente de projeto para o argumento funcionar), ele carece de força "evangelizadora", pois um crítico pode estar com a mente fechada o suficiente para negar tal idéia intuitiva sem sequer refletir muito sobre o caso. Outro forte do argumento é que ele não é refutado caso sejam apresentadas outras maneiras, puramente naturalistas, de se explicar como a aparência de design veio a existir.

Como analogia, usa-se a idéia de uma pintura de Michelângelo que, muito embora sua existência possa ser explicada por jogadas aleatórias de tinta feitas por uma máquina não-inteligente cujas combinações restantes constituem apenas acaso e sorte, e, assim, seja logicamente possível que tal pintura tenha sido causada por puros processos naturais, ainda assim intuitivamente estamos justificados em acreditar que a existência de tal pintura é mais bem explicada e "fecha" melhor com a existência de um pintor - Michelângelo.

Referências