Fandom

Teonis Wiki

Argumento teleológico de Paulo

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Argumento teleológico1

Uma representação do argumento

O argumento teleológico do apóstolo Paulo é uma das primeiras versões do argumento teleológico e possui a característica de não ser específico e detalhado sobre como a natureza é evidência da existência de Deus, mas apenas alegar que assim se sucede. A primeira e única vez que o argumento foi registrado foi na epístola aos Romanos:

  • "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
  • porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
  • Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;"
- Rm 1:18-20[1]

Desta forma, o que Paulo está a atestar é que "o próprio Universo é uma evidência global para a existência de Deus".[nota 1] Por sua não-especificidade, esta versão é caracterizada por ser genérica e por ser a fundamentação não só de todas as versões de argumento teleológicos, mas também para os cosmológicos e para alguns dos não-físicos. Isso ocorre porque, dado o que foi dito, de muitas maneiras mais específicas pode-se concluir a existência de Deus a partir do universo, como pela sua natureza ou pelas suas partes, e é nessas especificidades que se desenvolvem as demais formulações do argumento teleológico.

Contra-apologéticaEdit

Muitas objeções têm sido levantadas contra os argumentos teleológicos específicos, derivados dos de Paulo. Todavia, é difícil apresentar alguma contra-apologética específica ao dito de Paulo, já que ele foi um tanto vago em suas palavras. Basicamente, todavia, o que se pode argumentar é que o argumento lança uma alegação no ar sem, todavia, demonstrá-la, i.e. é como um argumento com conclusão mas sem premissas. Em outras palavras, é muito vago alegar que a existência de Deus com seus atributos e o seu eterno poder podem ser percebidos no universo sem, todavia, demonstrar a ligação presente entre uma coisa e outra. Mais do que isso, fica muito difícil sustentar tal posição se alguém considerar a possibilidade - que provavelmente Paulo desoncisderava - de o universo ter surgido ao acaso ou, ainda pior, ter surgido infinitamente - neste caso, sequer "criação" poderia ser mencionada. É nesta linha de pensamento que percebe-se que o argumento é bastante falacioso, já que ele presume que o universo foi criado sem, todavia, demonstrar tal alegação.

Defesa Edit

Pouco pode-se fazer em defesa do argumento, já que as críticas são aparentemente válidas. De fato, poucos apologistas experientes - talvez nenhum - fazem uso de tal argumento, preferindo antes usar-se de umas das demais versões do argumento teleológico que são mais específicas sobre como que a existência de Deus é manifesta a partir do universo. Torna-se, portanto, preferível que não se a passagem de Romanos de forma direta, na tentativa de demonstrar a existência de Deus, mas antes se o faça após apresentar as evidências mais diretas em outros argumentos teleológicos, dessa forma usando-se do argumento específico como forma de corroborar o que Paulo escreveu - à semelhança do que o filósofo cristão William Lane Craig faz com Gn 1:1, mencionando-o após apresentar o argumento cosmológico Kalam.

Veja também Edit

Notas

  1. "Global", neste caso, significa uma evidência empírica que pode ser observada por todos, seja numa forma mais precisa e profunda - alguém que tenha um telescópio poderá verificar o Universo além das estrelas visíveis ou um microscópio para ver o interior das células -, seja de forma mais simplista - alguém observando a beleza da Natureza.

Referências

  1. Segundo a versão bíblica Almeida Revista e Atualizada

Argumentos para o Teísmo