FANDOM

Mais sobre este artigo:

O argumento teleológico da complexidade especificada é uma versão de argumento teleológico que pode ser formulado com base nos estudos de complexidade especificada de William Dembski, um dos líderes norte-americanos do movimento do Design Inteligente. O argumento alega basicamente que através da complexidade especificada, uma vez que esta é inferida sobre a natureza, revela que um ser inteligente (o Designer, ou "Projetista" em português) projetou a vida e, provavelmente, todo o universo. O argumento também pode ser chamado de argumento de Dembski.

Apresentação e defesa Edit

Várias menores versões do argumento de Dembski podem ser formuladas para que se conclua que um Projetista projetou a vida. Seguem alguns exemplos:

  1. A presença de complexidade especificada revela a criação por inteligência.
  2. Há complexidade especificada na natureza (vida - e.g. DNA) e no universo (princípio antrópico).
  3. Logo, a vida e o universo foram criados por uma inteligência.

Avaliação Edit

Basicamente o argumento de Dembski é criticado na parte que concerne a validade e utilidade da complexidade especificada podendo ser inferido com segurança que, se este conceito for aceito como útil e científico, então a única crítica restante poderia ser feita no seu uso para a natureza.

Veja também Edit

Referências