FANDOM

Argumento sobre uma parte é uma falácia lógica que consiste em utilizar-se apenas de um conhecimento sobre determinado assunto para chegar-se a uma conclusão errônea, quando é extremamente necessário que todos os conhecimentos sobre o assunto sejam considerados.

Um exemplo:

"Se Deus é totalmente bom, por que pessoas morrem de fome?"

Em outras palavras, quando a afirmação é colocada desta maneira, o locutor não lembra que Deus também é justo, e que, na Sua justiça, deu o direito de livre arbítrio aos seres humanos que, por sua vez, foram os responsáveis pela vinda do pecado ao mundo e, consequentemente, pela fome.

Outro exemplo:

"Se Deus é misericordioso e "sua misericórdia se renova a cada manhã", como diz a Bíblia, então porque as pessoas vão para o Inferno? Se Deus é misericordioso, então ele deveria perdoá-las caso elas pedissem perdão lá no Inferno e levá-las ao Céu."

Mais uma vez, o argumentador estaria apenas levando em consideração uma parte, e não o todo: Deus, além de misericordioso, também é justo, e Sua justiça aplica-se também à ida de pessoas ao Inferno caso, ao Seu ver, mereçam.