Fandom

Teonis Wiki

Argumento para naturalismo científico

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento para o naturalismo científico consiste em alegar que só devemos acreditar naquilo que é demonstrável, explicável ou provável cientificamente. Como Deus e todo o mundo sobrenatural em geral está fora do escopo de ação da ciência, na opinião de muitos, e esta só serve para estudar aplicadamente o mundo natural, então automaticamente não devemos crer em Deus.

O argumento é demonstravelmente falso porque mesmo em questões que não as sobrenaturais observamos que há verdades racionais metafísicas em que é racional acreditar-se nelas e que todavia não estão sob a ciência.[1]

Defesa Edit

O argumento fundamenta-se essencialmente sobre a natureza relativamente segura da ciência e sobre todos os benefícios que ela trouxe ao ser humano, em especial depois de Galileu. Historicamente, a ciência vêm sendo muito útil para descobrir-se muitas verdades acerca do ser humano e do universo como um todo. O método científico também possui uma natureza de alta credibilidade, onde faz-se o selecionamento de hipóteses de acordo como elas aparentemente melhor se enquadram para explicar as evidências disponíveis.

Avaliação Edit

O grande problema desta visão é que é demonstravelmente falso que seja racional acreditar apenas em coisas que são possíveis de serem provadas cientificamente, o que equivale a dizer que a ciência não é capaz de demonstrar muitas coisas que, todavia, são verdades dignas de aceitação. A melhor demonstração disso jaz e verdades metafísicas e conceitos lógicos e matemáticos.[1] Além disso, a utilização deste argumento quebra com a possibilidade de descobrir-se novas verdades antes mesmo de analisar as evidências, o que é cientificamente (e sob certo aspecto eticamente) errado.

Outro problema, menos significativo, desta objeção jaz na própria natureza da ciência. É sabido que ela não é capaz de ditar fatos arbitrários, mas analisa prováveis fatos assumindo serem eles verdadeiros. Isso se vê presente na característica progressista da ciência, quando se tem um dado "fato" em determinado momento da história mas, com o desenvolvimento e mais pesquisas, descobre-se que aquilo era falso e estipula-se uma nova verdade. Muito embora isso também signifique aperfeiçoamento e progresso, revela que a ciência é praticamente incapaz de ditar verdades puras, mas tão somente temporárias e, portanto, possivelmente falsas. Isso tira da ciência um nível considerável de crédito sobre suas pesquisas, desafiando a credibilidade desta como candidata a se tornar a única ferramenta de obtenção de verdades que o ser humano deveria utilizar.

Referências

  1. 1.0 1.1 Does Science Prove Atheism? (em inglês). Estrelando William Lane Craig. Publicado no YouTube por drcraigvideos em 8 de fevereiro de 2010. Visualizado em 25 de janeiro de 2015. Duração: 2:53.


Argumentos contra o Teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.