FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados
Saiba mais sobre Argumento para a existência de Deus:
Wikipedia-logo Wikipedia anglófona

Um Argumento para a existência de Deus consiste em qualquer argumento filosófico e/ou científico que tenha por finalidade mostrar que Deus existe, ou meramente que o sobrenatural existe.

Boa parte dos argumentos para a existência de Deus têm "em mente" um conceito de Deus no mínimo relacionado à divindade cristã, muito embora alguns seja possíveis de defender a existência de um grande leque de conceitos de divindades, inclusive pagãos.

Funcionalidade Edit

A funcionalidade de argumentos para a existência de Deus já foi testificada, uma vez que muitos indivíduos já se converteram a alguma forma de crença em alguma divindade com base neles. Exemplos marcantes incluem o famoso apologista cristão inglês C. S. Lewis e o ex-maior ateu do séc. passado Antony Flew.

Taxonomia Edit

Ver artigo principal: Lista de argumentos para a existência de Deus

Os argumentos à favor da existência de Deus podem ser categorizados de diferentes maneiras. Normalmente eles são divididos em categorias primárias relacionadas à forma de argumentação, i.e. ao meio através do qual o argumento tenta demonstrar a existência de Deus (cosmológico, ontológico, etc.). Mais acima, o tipo de raciocínio lógico empregado ou normalmente empregado no argumento também é utilizado como forma de categorização (se é dedutivo, indutivo, etc.).

Respostas dos críticos Edit

Muitas críticas têm sido lançadas contra os argumentos para a existência de Deus. Em alguns casos, as críticas chegaram a tornar os argumentos inválidos por algum tempo e foi necessário a defesa por parte de filósofos posteriores para que os mesmos argumentos voltassem a serem tidos como eficazes. Exemplos de críticos bem-sucedidos no seu tempo incluem David Hume e Immanuel Kant.[fonte?]

Uma segunda forma de crítica à apologética consiste no apontamento de argumentos contrários à existência de Deus que, uma vez aceitos, podem no mínimo igualar a probabilidade da existência de Deus. Muitos destes argumentos já foram formulados e até hoje são responsáveis por levar indivíduos ao ateísmo, destacando-se entre eles o problema do mal e o argumento da evolução.

A refutação mais comum sobre os argumentos para a existência de Deus é o facto de estes se basearem em deduções lógicas (muitas vezes falaciosas). "Deus existe" é uma afirmação extraordinária, necessitando esta de provas extraordinárias, a falta de evidências físicas para tal ser divino leva a que pessoas com mentalidade mais racional e céptica duvidem da existência de Deus.

Veja tambémEdit

Referências


Argumentos para o Teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.