Teonis Wiki
Register
Advertisement
Mais sobre este artigo:
Vídeos Vídeos selecionados

Um argumento empírico contra a existência de Deus é um argumento que conclui que Deus não existe à partir da existência de alguma evidência empírica contra ele.[1] Exemplos destes argumentos incluem o problema do mal e o argumento do design pobre.

Lista de argumentos[]

Há vários argumentos empíricos ou evidencialistas contra a existência de Deus. De todos, a maior subcategoria compreende aqueles relacionados ao problema do mal.

Além das várias versões do problema do mal, há um subgrupo de "argumentos de ausência" que geralmente assumem uma das duas seguintes formas:

  1. Se A é verdade, então B existiria.
  2. B não existe/é ausente.
  3. Logo, A não é verdade.

E:

  1. Se A é verdade, então B possuiria C.
  2. B não possui C.
  3. Logo, A não é verdade.

Exemplos incluem:

  • O argumento da ausência de evidências atesta que esperaríamos que, se Deus existe, haveriam evidências dessa sua existência. Como tais não existem, então estamos racionalmente justificados em afirmar positivamente que Deus não existe.
  • O argumento da existência de descrença atesta que um ser tal qual Deus seria plenamente capaz e desejoso de fazer com que todos os seres humanos soubessem que existe; dado Deus, esperaríamos a total ausência de descrença. Todavia, não apenas há como há muita descrença em Deus - muitas pessoas são não teístas e mesmo entre os religiosos há muitos que não acreditam no conceito específico de divindade do teísmo clássico.
    • Filósofos como Austin Dacey defendem que não meramente qualquer descrença, mas descrença racional constitui evidência contra a existência de Deus.
  • O argumento da existência óbvia atesta que um ser todo-poderoso, onisciente e benevolente que não apenas deseja ter um relacionamento com os seres humanos como também pune aqueles que não desenvolvem tal relacionamento com o inferno faria da sua existência algo óbvio "como o nariz na nossa frente", e como esse não é o caso, então devemos concluir que tal ser não existe.

Referências

  1. Retirado de Existence of God na Wikipédia anglófona. Página acessada em 5 de janeiro de 2015 (link).


Argumentos contra o Teísmo
Advertisement