FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados
Saiba mais sobre Argumento dos milagres:
Wikipedia-logo Wikipedia anglófona

O argumento dos milagres (ou da ocorrência de) é um argumento para a existência de Deus que se baseia na alegada ocorrência de milagres no universo para concluir que Deus existe. Embora seja considerado um argumento à parte, pode-se considerar que a maior parte dos argumentos a posteriori para a existência de Deus são casos de "argumento de milagres" já que os fatos neles descritos seriam, em tese, eventos miraculosos.

Na sua forma genérica, o argumento poderia ser resumido da seguinte maneira:

  1. Se ao menos um milagre ocorreu, então Deus existe.
  2. O evento X ocorreu.
  3. X foi um milagre.
  4. Logo, ao menos um milagre (X) ocorreu.
  5. Logo, Deus existe.

Um exemplo clássico de uso implícito da forma acima apresenta-se em defesas da existência de Deus com base em argumentos cristológicos para a ressurreição de Jesus Cristo de Nazaré

Avaliação Edit

A premissa central deste argumento é a alegação de que ao menos um milagre genuíno já ocorreu, o que é bastante disputado por não teístas. Para aquele que acredita que tais já ocorreram, a inferência lhe será válida.

Veja também Edit

Referências



Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.