FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento do mal desmoralizante é uma versão do argumento do mal contra a existência de Deus que afirma que a existência de um tipo particular de mal, aquele que desmoraliza e humilha uma pessoa, é evidência contra o teísmo. Numa forma dedutiva, o argumento pode ser resumido da seguinte maneira:

  1. Se Deus existe, então ele é onibenevolente, onipotente e onisciente ("3 O").
  2. Se um ser "3 O" existisse, não haveria mal desmoralizante.
  3. Mas mal desmoralizante existe.
  4. Logo, um ser "3 O" não existe.
  5. Logo, Deus não existe.

Exemplos de males desmoralizantes incluiriam deformações físicas como aquelas ocorridas após ataques com ácido e sexuais.

Avaliação Edit

Em tal argumento, a premissa crucial é aquela que afirma haver conflito entre a existência de Deus a presença de mal desmoralizante. Quanto a isso, tal argumento falha pelas mesmas razões que outras versões do problema do mal: não apenas é demonstravelmente verdadeiro que não há incompatibilidade lógica entre a existência de Deus e a existência do mal, como não é de todo improvável que males (incluindo desmoralizantes) existiraim caso Deus existisse.

Referências


Argumentos contra o Teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.