FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O chamado argumento do empiricismo consiste num argumento contra a existência de Deus que usa-se do conceito empiricista de apreensão do conhecimento através dos cinco sentidos para afirmar que Deus não existe - ou, numa versão mais "fraca", que não devemos crer que Ele existe. Em essência, o argumento equaciona a impossibilidade de se atestar a existência de alguma coisa pelos cinco sentidos com a inexistência desta coisa e, constatando que não se pode constatar a existência de Deus com base nos cinco sentidos, conclui que este não existe. O argumento pode ser resumido da seguinte forma:

  1. Se algo não pode ter sua existência apreendida pelo uso dos cinco sentidos, então este algo não existe.
  2. A existência de Deus não pode ser apreendida pelo uso dos cinco sentidos.
  3. Logo, Deus não existe.

O exemplo mais famoso de uma versão do argumento do empiricismo foi criada pelo astrônomo divulgador da ciência Carl Sagan, conhecido como "O dragão na minha garagem".[1][2]

O argumento, todavia, é inválido porque é auto-evidente que os cinco sentidos não constituem o único meio através do qual apreendemos conhecimento. Os seres humanos tradicionalmente acreditam que várias coisas que não são apreensíveis pelos cinco sentidos existem, como o livre-arbítrio, a consciência/mente, propósito, valor, valor moral, significado e os próprios cinco sentidos (não se tem como constatar que o sentido "tato" existe usando o próprio tato ou algum dos outros quatro sentidos). Uma vez que é sequer possível apreender-se conhecimento por outros meios, o argumento torna-se inválido mesmo que não se demonstre que pode-se chegar ao conhecimento da existência de Deus através destes meios alternativos, já que o argumento explícitamente depende da singularidade do empiricismo para ser válido.

Referências

  1. Sagan, Carl. The Dragon In My Garage (em inglês). Desert Hawk's World of Freethought. Página visitada em 15 de fevereiro de 2011.
  2. Sagan, Carl. The Dragon In My Garage (em inglês). Atheists of Silicon Valley. Página visitada em 15 de fevereiro de 2011.


Argumentos contra o Teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.