FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento do Gênesis extendido (tradução possível do inglês The Argument from Extant Genesis) é um argumento contra a existência de Deus provavelmente criado pelo canal de vídeos Dhorpatan do YouTube que pode ser resumido da seguinte maneira:[1]

  1. Tudo o que existe começou a existir (e precisa começar a existir).
    1. Tudo o que existe tendo um começo, é confirmado por toda realidade objetiva.
    2. Se um extant não tem um começo, então está sujeito à infinitude temporal, que instancia contradições lógicas.
    3. Um extant eterno está fora da Lei da Causalidade, e tudo o que está fora da Lei da Causalidade está fora da existência, e assim é não-existente, uma vez que a existência é uma atividade, e assim concomitante com causalidade.
    4. Algo que não começa a existir está sujeito à regresso infinito.
    5. Uma vez que uma entidade ou algo que é sem começo, não possui evidência objetiva para defendê-la, nenhuma base na realidade, e tem evidências lógicas contra ele, defender tal noção é apelar para o subjetivismo metafísico, uma vez que tal alegação não pode ser distinguida de imaginação subjetiva.
  2. Se Deus existe, então ele é eterno.
  3. Logo, Deus não existe.

Atualmente (2015) o vídeo encontra-se deletado, podendo indicar que o seu autor não mais o defende.

Avaliação Edit

Enquanto a segunda premissa é incontroversa, a primeira premissa é digna de uma série de críticas. Por exemplo, ela falha em notar que as coisas as quais ela apela como evidência de que "tudo o que existe começou a existir" são temporais, enquanto que a eternidade de Deus é fundamentada sobre a sua atemporalidade.

Referências

  1. Dhorpatan[1]. (19/10/2009). The Argument from Extant Genesis-The Theists worst nightmare~! (em inglês). Visualizado em 23 de maio de 2011. Duração: 1:14.


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.