Fandom

Teonis Wiki

Argumento do Deus criado

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

De acordo com o argumento do Deus criado, há uma ou mais evidências de que Deus é um ser criado pelo ser humano. A partir disso, o argumento conclui que Deus não existe na realidade. Este argumento é defendido por pessoas como o usuário do YouTube Dhorpatan[1] e pode ser esquematizado como segue:

  1. Se Deus é obra da mente humana, então Deus não existe, i.e. Ele não existe na realidade.
  2. Deus é obra da mente humana.
    1. Várias evidências apontam para esta conclusão.
  3. Logo, de (2) em (1) segue que Deus não existe.

Avaliação Edit

Este argumento possui alguns erros básicos:

  1. Não é o caso que há evidências de que Deus é protudo da imaginação humana.
  2. Mesmo que houvesse tais evidências, isso não exclui a existência de evidências de que Deus existe na realidade, i.e. evidência de que Deus foi criado por seres humanos não invalida sua existência real. Por exemplo, quarcks, energia e outros conceitos da física nunca foram vistos e são legítimos produtos da mente humana criados para explicar eventos naturais. Todavia, isso não invalida o fato de que há evidências de que tais coisas existam na realidade e tampouco invalida o seu poder explanatório que justifica o seu uso na física e a crença de que se tratam de coisas reais, mesmo que originalmente serem produtos da mente humana.
  3. O raciocínio presente no argumento, de que se demonstrarmos que Deus é um produto da mente humana então é segue que Ele não existe, soa um exemplo da falácia genética, pois, voltando-se para o sub-produto da crença em Deus, estaria afirmando que porque sabemos como e porque a crença em Deus se originou (i.e. ela veio da mente humana), então está provado que a crença é falsa, e isso é uma falácia genética.
  4. O argumento não explica as diversas evidências de que Deus existe, manifestos em argumentos cosmológicos, transcendentais, entre outros. Em outras palavras, uma pergunta permanece: se Deus é um produto da imaginação humana, como o argumento alega, então por que há "coincidentemente" tantas evidências de que Ele existe na realidade?

Referências

  1. Dhorpatan[1]. (04/10/2008). The Top Ten ways you know God is a man-made Construct (em inglês). Visualizado em 25 de maio de 2011. Duração: 7:01.


Argumentos contra o Teísmo


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.