Fandom

Teonis Wiki

Argumento de indução histórica

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento de indução histórica (do inglês "historical induction" argument) conclui que uma vez que a maioria das religiões teístas ao longo da história (por exemplo a antiga religião egípcia, a antiga religião grega, etc.) e os seus deuses vieram a ser atualmente tidas como falsas ou incorretas, todas as religiões teístas, incluindo as contemporâneas, são, portanto, provavelmente falsas/incorretas por indução. Este argumento esta implícito como parte de uma citação popular de Stephen F. Roberts:[1]

Afirmo que ambos somos ateus. Eu apenas acredito em um deus a menos que você. Quando você entender o porque que você rejeitas todos os outros possíveis deuses, você vai entender porque eu rejeito o seu.
Stephen F. Roberts

Avaliação Edit

O argumento não passa de uma observação não-realística com relação ao mundo. Se uma dada coisa é vencida por outra e nisto é tida como incorreta, de modo alguma isso significa que a coisa que a venceu também é incorreta [e será um dia vencida] (tomemos por exemplo as hipóteses geocentrimos e heliocentrismo para a posição dos astros no Sistema Solar: não é porque ambas estão no mesmo campo (hipóteses) e que a segunda vence a primeira mostrando esta ser falsa que, por indução, o heliocentrismo também é). Nota-se também que foi o Cristianismo unicamente que realmente "venceu" tais religiões, estando atualmente o Islamismo fazendo proveito deste aceontecimento histórico passado; isso não é indicativa de que ele esteja incorreto, mas justamente de ser superior aos demais e, daí, provavelmente correto ou no mínimo menos incorreto do que as religiões que "venceu". O argumento, portanto, é totalmente injustificado.

Roberts Edit

A citação de Roberts falha em acrescentar alguma coisa à questão da existência de Deus, além de que ele lógicamente não se aplica à realidade da fé de muitos indivíduos. Por exemplo, se Robertson foi educado numa família cristã e só depois virou ateu e estiver lidando com alguém que, sendo religioso, acredita em Deus, a alegação não é válida, já que o "porque que ele rejeita os outros deuses" - porque seus pais não ensinaram a acreditar neles - não se aplicaria ao caso de Robertson, já que ele foi educado a acreidtar no Deus cristão. Semelhantemente se alguém acredita no Deus cristão e consequentemente não acredita nos demais por causa do testemunho do Espírito Santo, então tal justificativa torna-se infundada para sustentar o ateísmo de Roberts, já que o Espírito Santo jamais teria lhe dito que Ele não existe.

Veja também Edit

Referências

  1. Retirado de Existence of God na Wikipédia anglófona. Página acessada em 7 de fevereiro de 2015 (link).


Argumentos contra o Teísmo

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.