FANDOM

Mais sobre este artigo:
Wikiquote-logo Citações selecionadas

O argumento de Hawking e Mlodinow (ou simplesmente "argumento de Hawking") é um argumento contra a existência de Deus oficializado pelos físicos Stephen Hawking e Leonard Mlodinow no livro The Grand Design, escrito por ambos e publicado em 2010.

Avaliação Edit

O argumento têm sido criticado tanto por membros da comunidade científica, como o físico Roger Penrose,[1] quanto da filosófica, como os filósofos William Lane Craig, Greg Koukl[2] e Jay Richards.[3]

Conclui-se, com base nas críticas já apresentadas, que o argumento é inválido, contendo uma série de problemas:

  • está fundamentado numa teoria sem evidências e, de certa forma, extremamente especulativa;
  • e comete erros filosóficos sólidos, como
    • a idéia de relacionar valores imaginários da matemática com o tempo real,[4]
    • erros de categoria,[3]
    • e postula a viabilidade de auto-criação, que é metafisicamente absurda.

Referências

  1. Hawking co-scientist Roger Penrose debunks M-theory on Christian Radio (em inglês). Estrelando Alistar McGrath e Roger Penrose. Unbelievable (link). Publicado no YouTube por premiertv2006 em 29 de setembro de 2010. Visualizado em 5 de outubro de 2010.
  2. William Lane Craig on Stephen Hawking (em inglês). Estrelando William Lane Craig e Greg Koukl. Publicado no YouTube por rfvidz em 20/04/2011. Visualizado em 21 de abril de 2011. Duração: 58:16.
  3. 3.0 3.1 Jay W. Richards Interview: The Grand Design (em inglês). Estrelando Jay Richards e Mike Licona. Publicado no YouTube por IDquest em 03/05/2011. Visualizado em 5 de maio de 2011. Duração: 34:35.
  4. Craig, William Lane. A Veracidade da Fé Cristã.

Argumentos contra o Teísmo