Fandom

Teonis Wiki

Argumento de Freud

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento de Freud é um argumento contra a existência de Deus formulado pelo psicanalista ateu Edmund Freud que alegou que Deus não é mais do que uma "ilusão" (ou "projeção") psicológica criada pela mente numa tentativa de satisfazer os desejos humanos inatos,[1] ao invés de ser uma ser existente na realidade.

O filósofo e teólogo cristão William Lane Craig apresenta duas objeções ao argumento: a primeira aponta que não há nenhum perfil psicológico entre cristãos (e religiosos em geral) que apontasse para a realidade desta característica de projeção da mente, e a segunda indica que os argumentos para a existência de Deus constituem evidência de que mesmo que os teístas de fato tivessem projeções mentais de Deus, este ser ainda assim existe na realidade (em outras palavras, é non sequitur dizer que porque Deus é uma projeção da mente, então Ele não existe na realidade).[2][3] Acrescenta-se que dependendo de como o argumento é apresentado, este passa a constituir de uma falácia genética.

Referências

  1. Freud, Sigmund. The Future of an Illusion (em <Língua não reconhecida>). [S.l.]: W. W. Norton & Company. ISBN 0393008312.
  2. Is God a Psychological Projection? (em inglês). Estrelando William L. Craig. Publicado no YouTube por drcraigvideos.
  3. Can God's Existence be Demonstrated? (William Lane Craig) (em inglês). Estrelando William L. Craig e Lawrence Kuhn. Produzido e editado por Closer to Truth e publicado no YouTube por drcraigvideos em 5 de janeiro de 2011. Visualizado em 5 de janeiro de 2011.

Argumentos contra o Teísmo